Pular para o conteúdo principal

1 idioma, 1 música




Alô, alô, marciano! Voltei. Confesso que eu estava bem relutante em voltar com esse tópico, porque eu estava com certa insegurança, ainda mais pelo idioma escolhido, já que há uma enorme variedade de música legais para eu estar citando. Mas, enfim, estamos aqui, rs, e eu escolhi para hoje o idioma que usamos, o complexo português.

A música escolhida é de autoria de um cara sensacional, que tem um sucesso atrás de outro.  Djavan Caetano Viana, conhecido somente por "Djavan", nasceu em Maceió em janeiro de 1949. O cantor é conhecido por emplacar grandes sucessos como "Samurai", Eu te Devoro", "Oceano", "Flor de Lis", "Lilás" e a maravilhosa "Se...", nossa música de hoje. Mas antes de prosseguir com a música, vou deixar mais um pouco sobre o cantor:


[...] As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições, a riqueza das cores do dia a dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada [...]




Se... Se é uma balada muito gostosa de se ouvir.  Possui um instrumental que já te deixa maravilhado logo no começo da música, o que é completado, pela doce voz do cantor. Mas quem pensa que é só uma simples música, está enganado. A letra vai muito mais a fundo, do que parece, sem contar as várias referências citadas no decorrer da mesma. 

"Se...", conta a história de um casal - se é que podemos chamar de casal - que não sai do "zero a zero", como diz o próprio cantor. Enquanto uma parte quer, a outra parte não decide se quer, ou não. Bem naquela de não largar o osso, sabe? rs. 

O eu lirico mostra a todo momento que só pensa na pessoa, que quer estar ao lado dela, assim como mostra sua insatisfação com o posicionamento da mesma, que não sabe o que faz. 
"Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim

Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não"

A problemática é tanta, que o cantor chega a citar que é mais fácil aprender japonês em braile, do que a sua amada decidir se dá para os dois ficarem juntos ou não. Tá foda, não tá? kkkkkkk'. Imagina só a cena. A cabeça dói só de pensar, rs.

Mas em suma, Se..., lançada em 1992, é uma música jovial, apaixonada e, apaixonante. Impossível não curtir essa balada, assim como é impossível não gostar do trabalho do incrível Djavan. Caso queira escutar essa obra de arte (por favor, queira), este é o link que leva direto para o YouTube.

letra da música também está disponível em sites como o Letras e Vagalume. 

E pô... você que está nessa de "Se...", recadinho do senhor Djavan, pra ti:




Tá ok?! 



Uma boa noite à todos!
Caso a gente não se veja... bom dia, boa tarde e boa noite.
Fuuuuuuuuuuuuuuiiix.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San