Pular para o conteúdo principal

1 idioma, 1 música





Alô, alô, marciano! Voltei. Confesso que eu estava bem relutante em voltar com esse tópico, porque eu estava com certa insegurança, ainda mais pelo idioma escolhido, já que há uma enorme variedade de música legais para eu estar citando. Mas, enfim, estamos aqui, rs, e eu escolhi para hoje o idioma que usamos, o complexo português.

A música escolhida é de autoria de um cara sensacional, que tem um sucesso atrás de outro.  Djavan Caetano Viana, conhecido somente por "Djavan", nasceu em Maceió em janeiro de 1949. O cantor é conhecido por emplacar grandes sucessos como "Samurai", Eu te Devoro", "Oceano", "Flor de Lis", "Lilás" e a maravilhosa "Se...", nossa música de hoje. Mas antes de prosseguir com a música, vou deixar mais um pouco sobre o cantor:


[...] As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições, a riqueza das cores do dia a dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais compositores. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada [...]




Se... Se é uma balada muito gostosa de se ouvir.  Possui um instrumental que já te deixa maravilhado logo no começo da música, o que é completado, pela doce voz do cantor. Mas quem pensa que é só uma simples música, está enganado. A letra vai muito mais a fundo, do que parece, sem contar as várias referências citadas no decorrer da mesma. 

"Se...", conta a história de um casal - se é que podemos chamar de casal - que não sai do "zero a zero", como diz o próprio cantor. Enquanto uma parte quer, a outra parte não decide se quer, ou não. Bem naquela de não largar o osso, sabe? rs. 

O eu lirico mostra a todo momento que só pensa na pessoa, que quer estar ao lado dela, assim como mostra sua insatisfação com o posicionamento da mesma, que não sabe o que faz. 
"Você sabe que eu só penso em você
Você diz que vive pensando em mim

Pode ser, se é assim
Você tem que largar a mão do não"

A problemática é tanta, que o cantor chega a citar que é mais fácil aprender japonês em braile, do que a sua amada decidir se dá para os dois ficarem juntos ou não. Tá foda, não tá? kkkkkkk'. Imagina só a cena. A cabeça dói só de pensar, rs.

Mas em suma, Se..., lançada em 1992, é uma música jovial, apaixonada e, apaixonante. Impossível não curtir essa balada, assim como é impossível não gostar do trabalho do incrível Djavan. Caso queira escutar essa obra de arte (por favor, queira), este é o link que leva direto para o YouTube.

letra da música também está disponível em sites como o Letras e Vagalume. 

E pô... você que está nessa de "Se...", recadinho do senhor Djavan, pra ti:




Tá ok?! 



Uma boa noite à todos!
Caso a gente não se veja... bom dia, boa tarde e boa noite.
Fuuuuuuuuuuuuuuiiix.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas (filme x livro)

Finalmente pude terminar a leitura de "O Conde de Monte Cristo", este grandioso clássico francês de autoria de Alexandre Dumas. Quando digo finalmente, não é por ser uma leitura penosa, muito pelo contrário, mesmo sendo um calhamaço de 1304 páginas (Martin Claret), a obra é instigante e emocionante do início ao fim.  Dumas constrói grandes diálogos, que conversam com a filosofia, as artes, que referenciam diversas outras obras, da mitologia a Shakespeare. Muito inteligente e perspicaz, assim como os seus personagens, especialmente aquele que dá nome à obra.  Hoje, farei uma resenha um pouco diferente, será mais um paralelo entre a adaptação cinematográfica de 2002 (meu primeiro contato com essa obra de Dumas) e o livro, citando 05 modificações pontuais que foram feitas. Portanto, haverá alguns  spoilers , hehe. Se você assistiu a alguma versão cinematográfica e ainda não leu o livro, aconselho firmemente que você leia antes de acompanhar a minha resenha, pois acredite, al...

Love Alarm | 1ª e 2ª temporada

  Olá, dorameiros de plantão! Óia quem voltou para papear sobre dorama :D Bem, eu, viúva de Nevertheless e de Song Kang, queria assistir um dorama novo (com 152534343 doramas pela metade, és) e juntei o útil ao agradável: dorama conhecido + Song Kang lindo e perfeito = Love Alarm. Bom, comecei a assistir o bendito dorama e o que posso dizer, agora que acabei ambas temporadas, é que se eu soubesse que seria desse jeito, eu nem tinha começado, haha (rindo de nervouso). Sabe aquele famoso meme? Intonces...  Bom, para quem está chegando agora, Love Alarm é um dos poucos doramas que possui mais de uma temporada e é bem conhecido na dramaland. Baseado na webtoon homônima,  o triângulo amoroso entre uma estudante e dois garotos que gostam dela é complicado pela existência de um aplicativo de celular que toca um alarme sempre que alguém que tem sentimentos por você está num raio de dez metros . Já dá para imaginar a treta, né? Eu irei papear sobre ambas temporadas de uma vez...

BABYMONSTER é real

No final de 2022, em meio ao caos que a YG estava vivendo, com uma debandada de artistas dos mais variados segmentos, a bomba veio: NEXT MOVEMENT e sete silhuetas - e é claro que a internet foi à loucura (e me incluo nessa). A YG está para debutar um novo grupo feminino há tempos. Desde meados de 2020, já havia rumores de um possível girlgroup chamado 'BABYMONSTER', ser lançado sob o selo da empresa e a confirmação, depois de anos de migalhas, veio aí para a alegria dos fãs.  No dia 1 de janeiro, a YG disponibilizou um vídeo teasear, em um formato parecido com um documentário, onde apareciam as integrantes do grupo no dia-a-dia de treinamento e também comentários de artistas da empresa, como os meninos do Winner, o Chanhyuk do AKMU, a Lisa e a Jennie do BLACKPINK e o antigo seo da YG, Yang Hyun Suk. Depois desse lançamento, que, foi muito bom por sinal - tinha como trilha sonora uma música super maneira do 1TYM, um grupo de hiphop que fazia parte da YG e que tinha ninguém menos...