Pular para o conteúdo principal

K-POP 2020: As 10 melhores músicas do 1º semestre.






Ow, há realmente muito tempo que não apareço por aqui, mas confesso que eu não estava me sentindo à vontade para escrever. Todavia, não deixei de ficar ligada aos lançamentos musicais que tivemos neste ano, especialmente ao mercado do K-POP, que como vocês sabem, eu amo. 

Hoje, trago mais um blog sobre lançamentos: as 10 melhores músicas de K-POP (em minha opinião) lançadas no primeiro semestre do ano de 2020. E aí, ansiosos? Vos adianto que essa postagem não está por ordem de preferência. Então sem mais delongas, gaja.




1) Dr. BeBe



Pentagon é definitivamente um grupo incrível. Confesso que via o futuro deles como incerto, depois da saída do E-Dawn, pois perder um membro assim, no meio do caminho, é realmente complicado. Mas esse grupo realmente não nos decepciona: eu gostei muito dos últimos lançamentos, Naughty Boy, Humph!, que acabaram por seguir a mesma linha, um conceito mais alegre, mas Dr. BeBe é fora do normal. Com uma pegada mais sombria, os meninos retornaram com uma faixa incrível, acompanhada de um excelente music video. Dr. BeBe é melodicamente pesada, sentimental e visualmente beirando à loucura. Conta-nos sobre um término, onde o eu lirico é deixado, mas não suporta o abandono, cantando assim sua dor, implorando o retorno de sua amada, que é a única que pode curá-lo.  

"eu poderia morrer por você, 
eu poderia enlouquecer por você".


"amor, queda, mágoa e
 loucura, 
isso é o amor".


Com esse comeback, Pentagon nos mostrou que sim, está mais vivo e forte do que nunca e que pode caminhar pelos mais variados conceitos. O MV segue bem essa linha de amor enlouquecedor que a música fala, onde os meninos estão no limite, aliás, destaque para o Kino pescotapa, rs, esse menino já pode trabalhar em doramas. Destaco também Yeo One, que estava impecável em todos os sentidos. Tenho certeza de Dr. Bebe foi um grande passo na carreira do Pentagon. 





2) Not By The Moon



Poética, sentimental e incrível, como tudo o que o GOT7 produz, Not By The Moon veio para aquecer nossos corações. Começa lenta, com uma melodia que traz um sentimento de vivacidade e vai crescendo na medida que a música progride, chegando ao ápice com a famosa frase: "oh swear not by the moon", o que sustenta várias das teorias que estão envolta a esta música, em especial, Romeu e Julieta. Não sou conhecedora da obra escrita de Shakespeare, mas há uma passagem que diz: "Não jure pela Lua, que é inconstante e muda todos os meses em sua órbita circular - a menos que o seu amor seja igualmente instável". 

Assim segue a música, cantando sobre um amor tão poderoso que tirou o eu lirico da escuridão e se tornou a razão para tudo. Todavia, que a amada só jure o amor, se for para sempre. Que não jure pela lua, pois esta é inconstante e sempre está mudando. Poético, um presente para todos os fãs de GOT7. 

A música como um todo, está muito bem produzida, com boas distribuições e destaque para os vocais maravilhosos do GOT7, inclusive, a parte do Jackson é simplesmente incrível. Sobre o MV, igualmente incrível. Figurinos impecáveis, paletas de cores, cenas que sustentam a teoria citada anteriormente, como os caixões, frasco - provavelmente de veneno, JB gótico das trevas... rs. Ah, e não poderia deixar de citar a cena inicial com Jinyoung no centro (eu poderia assisti-la para sempre, rs.)

Embora a JYP peque muito em relação ao meninos, esse retorno foi realmente interessante. O GOT7 tem uma musicalidade única, que me traz uma sensação muito boa e sou grata por poder conhecer e desfrutar das músicas que o grupo produz.






3) More & More



Está aí um comeback muito aguardado por mim. A JYP começou a liberar os teasers uns 10 dias - ou mais - antes do lançamento e isso era uma tortura, rs. Eu, e acredito que, vários fãs, estávamos idealizando algo mais maduro, beirando ao sombrio - se tratando do possível tema - Jardim do Éden. Tínhamos uma maçã, uma serpente e um jardim, e havia também, uma quebra de cor, ritmo, o que daria a impressão de um conceito duplo, talvez. Entretanto, as coisas não aconteceram bem dessa forma, até porque, a música foi lançada no verão coreano, estão, querendo ou não, era esperável que as coisas tomassem um rumo diferente.

More & More começa com uma musicalidade madura e ao mesmo tempo aquecedora, até chegar na sua crescente, o tropical house. Temos uma distribuição de linha muito interessante, com Dahyun e Chaeyoung ganhando grande destaque, inclusive, a primeira citada ficou com o refrão, o que foi uma grande surpresa para mim. Sobre a letra, ela fala de ambição, de um amor ambicioso. Canta-se um amor complicado, mas que, apesar dos pesares, um amante retorna para o outro, querendo sempre mais e mais. 

A linha que a música seguiu, falando sobre ambição, casa com a ideia de Jardim de Éden, haja vista que a própria Eva foi ambiciosa ao provar o fruto proibido. Foi uma escolha interessante, embora eu estivesse esperando por algo diferente - melodicamente, falando. Admito que demorei para me acostumar com a música, ainda mais pelo fato de a JYP ter entregado a cereja do bolo antes do lançamento, rs, o dance break. Muito se dizia que esse retorno, seria o comeback da carreira do Twice, mas ainda penso que seja Fancy - ou no máximo, Feel Special. More & More é legal, hoje em dia curto muito, mas não supera as duas citadas. Fancy foi um marco para a carreira do Twice, um amadurecimento, e Feel Special concretizou isso perfeitamente. 

A title teve muitas promoções, inclusive, não há o que reclamar dos figurinos, visuais ou coreografia. As meninas estavam lindíssimas, especialmente Mina (nasceu para ser loira), Jeongyeon, Sana, Momo e Nayeon. Já a coreografia, embora, relativamente fácil, é extremamente contagiante e legal - O Twice nunca peca nesse quesito. 

 

Finalizo dizendo que, embora eu não tenha amado a title de primeira, eu sempre vou querer mais e mais do Twice. 


4) Nonstop



Esta foi sem dúvidas, umas das maiores surpresas de 2020. Com uma alta produção, Oh My Girl voltou com uma faixa simplesmente diferenciada e os números não negam. Nonstop possui 38 milhões de views em dois meses o que é um número muito atrativo para o grupo, haja vista que, clipes como Bungee e Remember Me alcançaram em torno de 11 a 20 milhões de views, em um ano. Inclusive, Remember Me é minha música favorita do grupo.

Mas o que temos de diferente? A musicalidade ainda é Oh My Girl, mas com uma pitada de diferença. Ainda com uma vibe beirando a fantasia, o grupo nos trouxe um hit dançante e com forte presença de rap, já que a Mimi canta em três partes diferentes, encabeçando a line distribuition com incríveis 39.3 segundos cantados, o que é realmente incrível, já que ela geralmente tem poucas linhas. Ainda para fazer um comparativo, o segundo lugar obteve 23.2 segundos, com Seunghee. Aparentemente, o dia dos humilhados serem exaltados, chegou, rs. 




Em Nonstop, temos uma típica friendzone. O eu lirico não sabe como tudo isso acabou acontecendo, mas quando vê a pessoa amada, sente um calor no coração - embora nada demais tenha acontecido, de fato. 


"mas eu não consigo te contar como eu me sinto,
não sei como isso começou,
em algum momento, quando olhei para você,
o meu coração se agitou um pouco"


O music video é uma obra de arte, assim como todos do grupo. Altamente produzido, nos sentimos dentro de uma animação de estúdios de ponta, simplesmente não encontramos erros nos gráficos. A cena inicial com a Yooa, as mudanças de roupa da Mimi, o urso gigante, ficou tudo impecável.  

A coreografia, embora fácil, é simplesmente contagiante. Quem consegue escutar essa música sem fazer a parte do famoso "saljjak seollesseo nan"?! Oh My Girl retornou com um excelente trabalho que vos digo ser O comeback de sua carreira. Deem amor as meninas. 



 

5) Can't You See Me





2020 tem sido um ano de ouro em questão de comebacks. Este, em específico, é um dos meus favoritos da lista. TXT tem uma musicalidade e um estilo singular, e eu realmente curto muito isso. Em Can't You See Me, os meninos retornaram com uma faixa sentimental, enigmática e envolta de teorias (que é sustentada pelo MV, que falarei depois).

Eles cantam sobre uma amizade que começou como uma faísca, que foi crescendo até se tornar algo grande, onde houveram promessas de estarem sempre juntos. Mas por algum motivo, a chama foi se apagando - ou se alastrando até queimar tudo. 


"juntos para sempre, você sabe
prometemos algo"

Em determinado momento, é dito "Quem é o mentiroso?", até chegarmos ao ápice: "você não consegue me ver? Meus amigos não me entendem mais". Posteriormente é cantado sobre mágoas, ressentimentos e atrelado ao MV, temos uma trama muito da interessante. Há teorias de que um dos garotos (Yeonjun ou Beomgyu) assassinou Soobin em determinado momento, mas como todos prometeram estar sempre juntos e guardar segredos, não podem contar sobre isso. Entretanto, isso vai pesando sobre as costas de cada um e o Tae acaba sendo a próxima vítima (Beomgyu sufoca-o com travesseiro) e a amizade vai definhando. Em determinado momento, Yeonjun canta "salva-me" quando suja suas mãos acidentalmente com tomate, então penso que ele foi incriminado pelos crimes de Beomgyu. Bizarro, não? rs. Eu posso estar errada, não manjo de teorias, mas segue um pouco essa linha. 

Mas o que podemos perceber com isso tudo, é que a BigHit não brinca em serviço. TXT tem um conceito impecável, poético, artístico, tudo muito bacana. Can't You See Me é provavelmente minha música favorita dos meninos e inclusive, me fez mudar de bias, o que é algo muito esquisito para mim. Yeonjun e Tae roubaram muito minha atenção, mas Tae se superou. 

Esse comeback veio com uma musicalidade e coreografia excelentes (o que é de se esperar do grupo). A coreografia que procede o primeiro refrão é simplesmente sensacional, dá a ideia de estarem sendo manipulados um pelo outro, saca? hehehe.  O music video, sem comentários, só assista e aprecie essa obra de arte, que aliás, possui muito vermelho. 



6) How You Like That




Barabim, barabum, bum bum! O esperado comeback veio, amigos. Como todos sabem, embora gigante, o BLACKPINK não costuma lançar muitas músicas, por motivos de a YG Entertainment ser desleixada pra caramba. A empresa foi muito cobrada sobre esse tipo de coisa, pois, como pode um grupo que está firmando seu nome no mercado, ter um comeback por ano? Kill This Love foi lançada em abril de 2019, por exemplo. 

Mas com muito sangue, suor e lágrimas, How You Like That veio quebrando tudo. Como esperávamos, agradou muitos, mas desagradou um bocado de gente também. Pessoalmente, acho essa música a melhor entre os três últimos comebacks. Há quem diga que DDD, Kill This Love e HYLT são tudo a mesma farofa, mas penso diferente (tá, as duas primeiras são). Esse comeback trouxe uma musicalidade diferente, trouxe elementos árabes/indianos, um grande destaque para o rap da Lisa, deixando assim o vocal da Jennie para a introdução (e que vocal, meus amigos). Rosé e Jisoo puderam cantar no refrão e no pré-final, sem contar a forte presença de hip hop, coisa que adoro. O som é pesado, mas não é um farofão EDM. 

A letra é uma superação, superação de um amor que fez muito mal ao eu lirico. Continuação de Kill This Love, onde elas "mataram esse amor", HYLT mostra a queda, o sofrimento, a redenção, o auto perdão e o ato de se reerguer. No refrão é dito: "Olhe para você, agora olhe para mim", como dizendo: quem está sofrendo agora?. Isso também é reforçado quando a Rosé canta: "Você deveria ter acabado comigo, quando teve a chance". Pois é, acho que isso serve para a YG também, rs. 

Visualmente falando, as meninas estão impecáveis. Jennie e-girl é minha religião, inclusive, rs. Acho que nunca achei-as tão bonitas. Agora dissertando sobre o MV, nada de muito novo: cenários separados, bem produzidos, mas com paleta de cores que quando a gente vê, pensa: YG. 

Penso que esse ano será muito bom para o Blackpink. É esperado novos singles neste ano de 2020 e penso que dessa vez vai. Vamos ficar na torcida pelas meninas, pois ela merecem, pô.


 


7) MY MY




Certo, aqui eu entrei em um dilema parecido com o do ano passado em relação ao Stray Kids - fiquei em dúvida se colocaria Double Knot (minha favorita de 2019) ou Miroh. Acabei optando pela última, porque ela acabou estourando mais. Mas, desta vez, irei seguir meu coração. Desde a primeira vez que escutei My My, essa música aqueceu meu coração, diferente de Left & Right, que tive que escutar algumas vezes para de fato curti-la (o que é estranho, porque esse comeback foi aprovado de primeiro pela maioria das pessoas, mas por algum motivo tive um bloqueio em primeiro instância, hehe, mas vos digo que passou). 

Aliás, de início eu achei que MY MY já era o comeback, mas fiquei sabendo mais tarde que seria com Left & Right. Fiquei tipo: mas tá tão perfeito, como não é o comeback principal? rs. Bem, este é o Seventeen, meus amigos: eles só entregam perfeição. Aproveito para compartilhar também o medo que tive em relação ao grupo se tornar parte da Big Hit. Por mais defeitos que a Pledis tivesse, os meninos tinham liberdade e autonomia suficiente para conduzirem seus projetos, se auto-produzirem, compor, criar coreografias. Espero que isso não mude.

MY MY começa com aquele tipo de melodia que amo, que me dá uma sensação boa - e que acaba sendo complementada pelos vocais do bias e bias wrecker, Joshua e Wen Junhui - sim, eu morri. A forma como a música seguiu, a ponte que é simplesmente maravilhosa, o la la la do Wonwoo e S. Coups, tudo casa perfeitamente. Vos digo também que Dino maknae da nação no refrão, também é minha religião. 

A coreografia está de parabéns, como todas do 17. A intro dos meninos seguindo a batida da música,  a parte do Woozi segurando os braços do The8, como se ele estivesse comandando/pilotando/dirigindo ???? (não sei o termo) um navio, tipo, genial, rsrsrsrs. O refrão, que, embora simples, é extremamente contagiante, quando chega nessa parte, meus braços automaticamente começam a seguir a coreo da música, hehe'. Ah, e eles parecem tão livres e à vontade, embora sempre profissionais. Say the name, Seventeen é definitivamente meu segundo grupo favorito em todo K-POP. 




Tem um stage dessa música, em que eles estão de marinheiros e os líderes de cada unit, com um chapéu/boina, mas somente S.Coups têm um chapéu com detalhe preto, indicando que ele ainda é o líder do grupo. Esse stage é excelente, para assisti-lo é só clicar aqui.

Sobre a letra, não poderia ser melhor. Eles cantam sobre se conhecer, se reencontrar e encontrar um caminho que seja bom para nós - mas no nosso tempo. A vida é única e nós devemos decidir por qual caminho andar, "o peso da felicidade não pode ser medido por ninguém".


"todo dia eu abro meus olhos
e sempre encontro algo novo,
eu me encontro no espelho e 
floresço um novo eu"


"apenas pinte o tempo
nada está gravado em pedra,
nada é muito rápido ou
muito lento, é nossa vida"

"reme seus sonhos, 
além das linhas paralelas
tempos de felicidade enchem
os bolsos de nossos corações"

"não precisa se apressar, você
está bem, apenas fique
como está"

"minha jornada começa comigo
sobre o sol, MEU CAMINHO".


"ninguém pode decidir por mim,
só eu posso; o peso da felicidade não pode ser
medido por ninguém"



É uma letra muito bonita e encorajadora e quero levar para minha vida. É incrível como todas as músicas do Seventeen tornam-se minhas favoritas. Sobre o MV, ele está esteticamente lindo, representando a letra, com todo o lance do navio, seguir caminho, "remar". Os meninos, alegres, belos e brincalhões como sempre. 



                      



Agora paepando rapidamente sobre Left & Right, eu a coloraria no TOP 10 também, se pudesse, mas acho que ficaria meio 17 only fandom se eu fizesse isso, rs. Depois que eu comecei a curtir essa música, muitas frases não saem da minha cabeça, como o "redeu kapet wireul ttwieo" do Mingyul, o famoso "yeh it goes like" dos 13 e o fatídico: "hana, dul, set, net, dul, dul, set, nes" do Wonwoo, hahahahaha'. Ás vezes tô de boa e me vem na cabeça esse hana, dul, set, net xD. Sobre a corego e o MV, simplesmente impecáveis. Hoje quando penso, essa realmente deveria ser a música do comeback oficial. Totalmente assertivo.

Finalizo dizendo que aceito uma carat bong e que se Deus quiser (E a Pledis/Big Hit), Seventeen vai vir ao Brasil. #fénopai.






8) Secret Story of the Swan



"Like Swan, Swan, Swan". Está aí um grupo que me surpreendeu. A minha experiência com IZ*ONE é o seguinte: adorei La Vie en Rose e desaprovei todos os outros comebacks e músicas. Érr. Na real, eu curto Rumor, mas na versão do produce, com a Sian e as outras meninas. Eu não sei explicar o porquê, talvez seja a sonoridade, quando eu penso que "a música vai, ela acaba não indo", então acabei me afastando e muito do grupo (lembrando que não é porque eu não gosto, que as músicas ou o grupo, sejam ruins, é tudo questão de gosto).

Esse comeback porém, acabou sendo uma grande surpresa. Secret Story of the Swan tem uma musicalidade que curto muito, um ar poderoso, uma melodia que fica na cabeça e uma rap line bem da interessante. Lembro que eu escutava essa música várias vezes seguidas e a parte pré-final, onde a gente pensa que a música vai acabar e ela volta, nossa, era minha morte, rs.

Secret Story diferencia de outros comebacks, mas ainda tem identidade IZ*ONE. É andar por outros conceitos, sem perder sua essência (coisa que o TWICE e Apink vêm fazendo também). 

O MV é uma obra de arte. Gráficos excelentes, figurinos, tudo muito belo. A parte onde as meninas estão em um lago negro, com penas de cisnes ao ar, nossa, simplesmente encantadora - sem contar o dance break da Chaeyeon. Sobre a letra, não tenho propriedade para falar muito, mas elas cantam sobre um momento tão sonhado com a pessoa amada, se tornando realidade. Dessa forma, elas despertam do enfeitiçamento causado pelo amado - como um cisne.


          




Finalizo dizendo que fico feliz em poder voltar a escutar IZ*ONE e que seria muito legal se elas continuassem a  caminhar por conceitos diferentes. 


9) Scream




Quando penso em discografia perfeita, um dos grupos que me vem na cabeça é Dreamcatcher. É incrível como elas conseguem caminhar tão bem entre os conceitos leve e pesado, uma bela linha tênue. De um lado, músicas como July 7th e de outro, músicas como Scream. 

Scream não tem aquela pegada "anime", que estamos acostumados. Dessa vez o Rock foi trocado pelo EDM - que inclusive gosto, Silent Night é minha música favorita do grupo, por exemplo. Com esse comeback, o Dreamcatcher pôde ganhar mais visibilidade e fico muito feliz por elas - embora eu fique triste pela ausência de Handong, que está na China. 

A música é viral, os vocais novamente bem trabalhados, a rap line com destaque, inclusive, minha linda maknae Gahyeon com tempo de tela e partes no refrão. Adorei. O MV muito bem produzido e fantasioso - e não poderíamos esperar menos - com estética, edição e gráficos impecáveis. Sobre a coreografia, simplesmente incrível. A parte do refrão, o gesto da mão quando cantado "devil eyes come nuneul tteunda, nunuel tteunda", oow, muito daora  - embora, levemente assustador (???) rsrsrs.


       

   



Espero de coração que este seja o começo para uma grande crescente na carreira das meninas, porque elas merecem e muito. O Dreamcatcher passou por períodos difíceis e renasceu com uma proposta inovadora e singular, dentro desse mercado louco chamado K-pop. #Fighting.



10 ) God's Menu





Deve ser muito difícil ser hater do Stray Kids, viu? Este é um dos meus comebacks favoritos de 2020 e puta que pariu, é uma das melhores músicas dos meninos. Tá no meu top 3 com My Pace e Double Knot. O mais daora disso tudo, é que, assim como Seventeen, os meninos estão bem envolvidos na produção dos comebacks.


God's Menu é uma obra de arte - desde a letra e melodia ao MV.  No Menu do Stray Kids, há de tudo um pouco e isto é suficiente para agradar a todos os públicos - e é musicalmente falando. Em God's Menu, eles estão "vendendo" sua arte.  


"qualquer coisa no menu, 
irá satisfazer seus cinco
sentidos"

"continuamos fazendo coisas
novas, porque nós somos
únicos".

"mesmo se eles forem embora
por um tempo, eles vão voltar
para provar mais"

"nosso cardápio nunca vai
esfriar, vou colocar 
esses sabores no seu paladar"




Masterpiece! Cantam sobre inovar, agradar a todos os ouvintes e sobre todos sempre quererem mais - mesmo que vão embora, irão retornar. Como diz nosso menino sardento, Felix: "Cozinhando como um chef 5 estrelas". É, o Stray faz a arte dele. Aliás, salvo engano, God's Menu foi escrita/produzida por ninguém menos que 3Racha (Bang Chan, Changbin e Han). 

Nossos idols - falando como um todo - são muito talentosos. Isso é o que acontece quando se têm liberdade sobre sua arte. Minhas músicas favoritas desse ano (MY MY e God's Menu) provam muito bem isso. Eu vejo um futuro brilhante para esse meninos. 


Falando sobre o MV, ele está incrível. O jogo de câmeras, os cenários, tudo mesmo. Só peca um pouco no tempo de tela do Minho, que, nossa, tadinho. Cantou pouco e quase não apareceu. Tirando isso, nota 10, serei cliente fiel deste menu! 








ne sonnim!



***

Menções Honrosas

Embora as dez citadas sejam meus lançamentos favoritos até junho de 2020, há outros que também curti muito, como Wannabe, Dumhdurum, Dive, Fantasia (inclusive, comecei a prestar mais atenção no Monsta X depois desse comeback), Kick It e Dun Dun. Ah, e não poderia deixar de citar o debut do MCND com Ice Age e o debut solo do Wooseok com Red Moon. Destruíram! 

E bom, é isto. Espero que tenham gostado e espero não ter ofendido ninguém. Tudo bem se seu top 10 for diferente, por exemplo. É tudo questão de gosto, afinal. No mais, caso a gente não se veja, bom dia, boa tarde e boa noite. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San