Pular para o conteúdo principal

My Teenage Girl






Neste domingo, 27/02/2022, tivemos a final do "My Teenage Girl", survival show transmitido e organizado pela MBC com intuito de formar um grupo feminino. O enredo do programa foi todo construído na ideia de uma escola, onde as participantes foram divididas em quatro turmas de acordo com sua idade. Para se ter uma ideia, as trainees possuíam de 12 anos para cima, com a mais velha, tendo 23 anos. 


O primeiro reality show sul-coreano com esse tipo de proposta que assisti, foi Girls Planet 999 e não tive uma experiência muito boa, devido a 'n' fatores. Eu papeei algumas vezes sobre o programa aqui no Cantinho de Papear, expressando também o meu trauma, rs, eu tinha dito para eu mesma - e vocês - que passaria longe desse tipo de programa depois de tamanha decepção, mas quando vi um stage de MTG, caraca, eu precisei embarcar nessa. Sem querer fazer comparações com um programa ou outro, acabarei fazendo :D








A primeira fase foi bem The Voice, com aquela apresentação às cegas. As trainees faziam suas performances escondidas atrás de um portão que era aberto somente se elas recebessem aprovação do público presente e depois passavam por uma segunda votação, conduzida pelas mentoras Yuri (SNSD), Ock Joohyun (Fin. K.L.), Soyeon (G)I-dle) e Aiki. Nessa fase, inclusive, aconteceram duas coisas a se pontuar: O esporro que a Soyeon deu na plateia, que estava votando de maneira displicente, deixando de votar em meninas super talentosas e votando em trainees despreparadas por motivos de... fofura ou beleza, por exemplo. O segundo ponto, é o erro que deu no sistema de votação em uma rodada, fazendo com que uma trainee fosse desclassificada DUAS vezes. Eu sinceramente fiquei com  muita dó da menina, porque ela precisou passar por esse momento difícil mais de uma vez, por um erro do programa. 

Ainda papeando sobre o esporro da Soyeon, o mais engraçado é que, posteriormente, ela teve a oportunidade de salvar algumas trainees eliminadas e, ela salvou duas, olhando justamente o visual. Uma não vingou já de cara e a outra, bem, a outra nós sabemos quem é e acredito que a Soyeon tenha se arrependido dessa escolha no meio da caminhada, viu?


Eu não irei papear fase por fase, mas já de antemão e, apesar dos pesares, eu achei interessante esse sistema de "graduação" e divisão por faixa etária. De início, pensei que haveria uma disparidade enorme entre as mais novas e as mais velhas, mas no final, vimos que a coisa era bem diferente. Sem exagero, da mais nova à mais velha, as trainees eram super habilidosas, tendo muitas all-rounders, inclusive. Vocal line, rap line e dance line monstruosas (coisa que sinceramente, não vi no GP999). Achei as meninas de MTG bem mais preparadas. Entretanto, achei esse sistema de vagas no time de debut um tanto estranho, já que estaria predestinado que debutariam x pessoas de classe y, x de classe z, etc. e tal (mas no final isso caiu por terra, né?). Mas agora deixando a parte técnica de lado, que tal falarmos sobre algumas apresentações?








1) Pretty Savage X Black Mamba



A primeira batalha classe X classe que aconteceu, foi sensacional. Fiquei chocada com a rivalidade que tinha, o palco pegava fogo, hehe, e tivemos O plot twist, não é, amigos? A classe 4, a mais velha, estava sendo cotada, dentro do círculo de trainees, como a mais fraca; em compensação, a classe 3 estava sendo cotada como a mais forte. No final, ficou decidido que a a classe 1 batalharia contra a 2 e a 3 contra a 4. O clima era tenso, estava certo que a classe mais velha seria esmagada pela classe júnior, mas amigos, o mundo não gira, ele capota :D 


A 4ª série performou Black Mamba e a 3ª, Pretty Savage do Blackpink. Black Mamba é uma música que possui notas altas, então já complica aí, rsrsrs, mas as meninas entregaram tudo e mereceram e muito ganhar a rodada. A High Note da In Hye, senhor, essa mulher é perfeita demais *-* 

Sobre Pretty Savage, sinceramente, não vejo nada demais nessa música e achei a apresentação... ok.


Depois dessa rodada, me surpreendi que haveria um 1 x 1 também, para decidir qual classe teria um aluno eliminado. Quem pegou essa responsa foi a Yoon Jung, da 3ª série e a Chaewon da 4ª série; Já a música performada, seria Twit da Hwasa. BABADO. A Yoon Jung é uma excelente dançarina então a coisa estava complicada para o lado da 4ª série, já que a Chaewon é mais vocal do que dancer, só que, a Yoon Jung pecou em tentar fazer MUITO. Sabendo que a Chaewon é uma exímia vocalista, ela tentou fazer notas altas que saíram desafinadíssimas. Com isso, a Chaewon que estava se sentindo insegura, conseguiu recuperar sua confiança, dançando da maneira que sabia, sem cometer exageros e matando a performance na parte vocal, como era de se esperar. A gata brilhou e a Yoon Jung, cheia de papo, ficou com um gosto amargo na boca. 







2) Run the World



Meu Deus, o que foi isso? O palco definitivamente pegou fogo. O que dizer da intro da Ji Eun? Sério, essa menina é diferenciadíssima, uma pena ela ter ficado esquecida no programa :( ela é uma excelente rapper e dancer. Ela chamou a atenção para a performance que foi segurada pelas outras integrantes que incendiaram o palco também, atenção especial para a Sarang, que comeu a música, haha. No meio de tanta intensidade, tínhamos o vocal da Minami que, para mim, é um dos melhores do programa. O que ela evoluiu durante os episódios é brincadeira, a japa já era boa e ficou ainda melhor (irei falar mais dela, hein)




3) Hello Bitches



A melhor performance do programa sim ou claro? Eu comecei a escutar Hello Bitches por causa dessa apresentação, cara, rsrsrs. Começando do começo, Mihee... o que dizer dessa center? Que center... Assim como a Ji Eun chamou a atenção do público para a apresentação, Mihee fez com Hello Ladies (suavizado para TV aberta). Aqui todas as alunas brilham, sem exceção. Mesmo as meninas mais vocals, se mostraram boas no rap, como a Boeun. Porém, entretanto, todavia, a dona da porra toda é novamente Kim In Hye, hehe, já não bastasse essa voz rouca e diferenciada, ela matou o final com aquela atuação. Sério, Kim In Hye, você quer o mundo? Eu te dou! <3


4) I



Essa performance é para deixar o coração quentinho. Aqui tivemos uma aula de canto, todas as quatro alunas cantam muito bem, a harmonia ficou simplesmente perfeita. O ponto alto, é claro, é a High Note da vocal da nação, Yoon Chaewon, que provou mais uma vez que está prontíssima para debutar. Aqui também tivemos um pequeno erro da Jiwoo, que não conseguiu sustentar a sua High Note, sua voz acabou falhando, o que é uma pena :(, mas ainda assim, foi legal de ver que ela não se abalou na hora, continuando a performance lindamente :)









5) Boss Bitch



Também conhecido como Boss Rich, rs, essa performance foi em alto nível do início ao fim. Temos aqui 4 main rappers, amigos. Sério, mesmo sabendo da capacidade das quatro alunas, elas me surpreenderam demais. Ji Eun mais uma vez, fez eu ficar vidrada nela, assim como a Yumin (que eu não sabia que fazia rap). Pelo que parece, todas as 4 passaram pela YG ou alguma subsidiária dela... BABADO e... isso explica muita coisa, haha. 



7) MIC Drop



Incrível como em todo programa toca essa música, hehe, mas novamente tivemos uma apresentação em altíssimo nível. Elas são tão fofas que dá vontade de guardar em um potinho, rs, mas são igualmente fortes e ferozes :D 

Nessa performance havia um carrinho, onde uma das alunas entrou, haha, mas apesar de ter sido muito foda, ele acabou atrapalhando um pouco a apresentação, porque ficou no meio do palco :( porém... depois de um tempo, discretamente, a Minami foi lá e empurrou o carrinho para trás ;) (inteligente)



8) Lion



Gostei da escolha dessa música pela Seonyou, pois encaixou super bem na voz dela. Acho que para a minha surpresa, essa foi minha performance favorita dessa rodada. Particularmente falando, eu preferiria que a batalha fosse Seonyou x In hye, do que Seonyou x Yoon Jung (e eu ainda não consigo aceitar o fato, da Seonyou ter perdido para ela). Entre as três, eu passaria In Hye. 



09) On The Ground


Pescoço a pescoço. On The Ground é uma música que se encaixa bem na voz da Chaewon, sendo uma excelente escolha também. Suas adversárias eram Taerim e Mihee e eu gostei da forma como aconteceu, de realmente ter sido a Taerim a batalhar com a Chaewon. Na minha opinião, a Taerim conseguiu sustentar a apresentação tão bem, quanto a Chaewon, e eu fiquei surpresa, mas não por duvidar da capacidade dela, mas porque On The Ground é uma música bem vocal e a Taerim vinha mostrando outros lados dela até o momento. Foi uma performance incrível, mas eu manteria o resultado classificando então a Chaewon (mas aplaudindo a Taerim de pé :)




10) Dumb Dumb


Ai, gente. Meu coração doeu com a eliminação da Seungjo :(
Boeun escolheu uma boa música também, mas enfrentou uma adversária de peso. Este é outro duelo que ficou pescoço a pescoço, mas na minha opinião, eu classificaria a Boeun também. 




11) Feel Special


Meu coração de once ficou quentinho, né? Quando a Ri Won escolheu essa música, meu olhos brilharam, mas falando de forma mais técnica, talvez essa música não tenha sido uma boa escolha para ela, mas não vocalmente, e sim pelo peso que essa música traz consigo. A Hyungseo transmitiu melhor a mensagem, como era de se esperar. Do outro lado, tínhamos também a Jimin como adversária da Ri Won e a apresentação foi igualmente foda. Se eu fosse escolher uma das três para classificar, seria a Jimin. 







12) Come Back Home



Uma das melhores músicas do programa, a lendária Come Back Home do 2ne1. Tínhamos a Yunseo na frente e a Youngchae e Hyeju como desafiantes. Sendo bem sincera, embora todas as três tenham ido bem, eu escolheria a Youngchae nessa rodada :)




13) Havana


Só as brabas, haha. Tínhamos Hyunhee na frente e Ji Eun e Minami como desafiantes. Embora eu adore a Ji Eun, eu manteria essa batalha exatamente como foi. Hyunhee X Minami, com a japonesa sendo classificada. A performance estava pescoço a pescoço até a parte final, onde a Minami simplesmente deita com o vocal dela. Sério, fico arrepiada toda vez que escuto aquela parte. Hyunhee é excelente, uma puta all-rounder, mas sério, Minami passou na frente com o vocal. Sério, as minutagens 2:05  e 2:18 desse vídeo, só aprecie: a gata arrasando.



14) Leon



Eu não passaria ninguém. Brincadeira, rs. O que passou na cabeça da Yooyeon para escolher uma música da IU, só Deus sabe. Eu sinceramente, até via uma ou outra evolução nela no decorrer do programa, mas eu comecei a cansar em determinado momento. A impressão que tenho é que ela não parece se esforçar para cantar ou dançar, mas é só uma visão de quem está de fora. Eu acho que ela realmente não estava preparada para debutar. Então ficamos com Hari e Jiwoo na jogada e vou dizer quem eu passaria e porquê: eu iria de Jiwoo porque sabemos que ela é uma excelente vocalista, o que já é meio caminho andado. As outras habilidades - que não são ruins também, ela se arrisca até no rap - ela poderia ir aprimorando com o tempo. 










Resultado + Descobertas Musicais


Então eu não aguentei esperar o episódio final sair legendado e procurei o resultado das garotas que iriam debutar, check.  Haha, ansiedade que fala, né, amigos? Pois procurei, descobri, fiquei surpresa, feliz e confusa. Sabe o meme na Nazaré? Então...






Eu bem achando que o sistema de vagas por classe iria prevalecer e descubro que o grupo não tem nenhuma menina de 3ª série o.o (o que é um tanto chocante, pois, era a classe cotada como mais forte).  Porém, o mais engraçado disso tudo, é que o reality todo foi baseado no sistema de vagas no time de debut por classes e no final a MBC simplesmente fingiu demência (para não dizer que enfiou em algum lugar) e debutou as meninas no padrão de outros survival shows... é... 


Estou triste com a lineup? De forma alguma, eu estou radiando de alegria, rs, pois todas as meninas ganhadoras são talentosíssimas e carismáticas, este será um grupo extremamente vocal e isso me agrada muito. Porém, a falta de main rapper ou aluna da 3ª série é um pouco triste, confesso. Mas, tenho certeza que, embora falte uma main rapper como a Hyunhee, o grupo não carecerá de rap line, porque tem integrantes que podem sim, fazer rap.


Sobre as posições de 1-7, meu maior choque foi a Chaewon ficar em último lugar, já que ela é a main vocal do programa. Eu fico muito feliz de ter assistido a final, já sabendo o que ia acontecer, pois eu iria infartar com a possibilidade dela não entrar no grupo, rs, que sofrência para chamar a menina, tadinha. Eu não disse aqui, mas ela era minha trainee favorita no programa e fico extremamente feliz dela ter debutado, mesmo que seja na última posição (na real isso só faz diferença para quem quer o Center mesmo). 


Continuando a falar de Center, eu acho que a Jimin foi uma ótima escolha e fiquei de cara quando ela ficou em primeiro lugar. Eu queria que ela debutasse também, então foi um momento feliz, mas de surpresa. Entretanto, penso se irão mudar o centro do grupo depois do debut, pois temos outras integrantes que são a cara da posição também, como a Hyungseo e Riwon. Sem querer fazer comparação e já fazendo, haha, eu acho que a center do Kep1er deveria ser a Xiaoting, por exemplo, então no grupo do GP999 eu sentia real que deveria ter ocorrido essa mudança, mas no MTG, eu já penso que a Jimin vai segurar a barra com maestria. 







Sobre as outras debutadas, Boeun minha neném felizmente conseguiu. A bichinha me ganhou na primeira fase, cantando "Tango". Depois disso, só alegria :D; Seonyou foi outra adição super feliz, eu adoro essa menina, ela pode fazer tudo e é a coisa mais fofa do mundo, aquele olhar meio "felino" estilo Yeji, sabe? (ou estou viajando? haha).


Hyeju foi outra surpresa também. Sendo bem sincera, eu não esperava que ela debutasse e não estava na torcida por ela também - mas não desgosto dela ou algo assim, é só que ela não chamava a minha atenção mesmo, bem ao estilo do que a Soyeon disse sobre ela. Ela faz de tudo um pouco, mas não chama atenção, sabe? Falta algo. Porém, reconheço que ela é muito esforçada e tem muito potencial, logo, foi uma boa adição ao grupo e bem merecida também :)


Sobre as trainees não debutadas, fica meu pesar. A verdade é que o MTG estava recheado de garotas talentosíssimas e espero de verdade que alguma empresa busque contratá-las, especialmente as meninas da rap line, como a Hyunhee, Ji Eun e Yunseo. Ah, torço muito para minhas outras picks não debutadas, a rainha da atuação e vocal Kim Inhye e Minami oh na na. Eu também me apeguei muito à primeira e segunda série, as meninas são super carismáticas, mas o não-debut delas não me entristece tanto, pois elas são super novas e terão ainda muitas oportunidades :)


O bom de assistir reality show com essa proposta, é que criamos um laço maior com as futuras integrantes do grupo, diferentemente de um grupo debutado por empresa, em que passamos a conhecer as integrantes depois do debut. Outro ponto interessante - ao menos para mim - é a descoberta musical. No GP999 eu descobri músicas maravilhosas, como VVS, We Are, My Sea... Aqui em MTG, o que posso dizer, é que aprendi a gostar de músicas que eu já conhecia e que não dava muita ideia, sendo elas: Hello Bitches (CL), I (Taeyeon) e Lion do (G)I-dle. Aproveito o gancho para falar que as músicas originais são FANTÁSTICAS, especialmente Sun e Sonic Boom. 







Bem, o que posso dizer é que já estou na expectativa e ansiedade para o debut do CLASSy, nome oficial do grupo. E falando em nome, eu curti muito o escolhido, pois tem um duplo significado, remetendo ao programa em temática escolar e também, à elegância. O CLASSy terá um conceito elegante. Eu vi algumas pessoas dizendo que isso vai travar o conceito do grupo, mas não acho isso, acho que dá para fazer um conceito forte e ao mesmo tempo elegante e um conceito mais suave e elegante também. A essência do grupo é a elegância, mas não acho que seja uma limitação :)


Há boatos de que o grupo debutará na primavera sul-coreana (abril-junho) então vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e desejar sorte e força às meninas. Graças ao MTG, perdi o trauma de survival shows nessa pegada e é provável que eu vá assistir outros :D








Então, caso a gente não se veja...



bom dia, boa tarde e boa noite ;D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San