Pular para o conteúdo principal

K-POP 2022: Classificando alguns lançamentos




Olá, papeadores de plantão! Como estão? Essa ademira que vos fala, está muito bem. Entramos em 2023, um ano que já começou dando o que falar, haja vista os recentes acontecimentos na indústria sul-coreana, com renovações e encerramentos de contratos, especialmente na YGE, que teve enormes perdas, mas em contrapartida, um grande ganho: o anúncio de debut do tão aguardado 'BABYMONSTER', o próximo girl-group da empresa.


Também tivemos o anúncio de comeback do king, G-Dragon, que não fazia comeback solo desde 2017. 2023 promete, papeadores de plantão... promete.


Mas sem focar muito nisso por agora, eu resolvi classificar alguns lançamentos de K-POP do ano de 2022, de acordo com meu gosto musical, ou seja, não é porque eu não curti uma música, que ela é ruim, é só que não vai de acordo com meu gosto musical e está tudo certo. 


Talvez tenha ficado alguma música interessante de fora, mas a verdade é que eu mal acompanhei o keipope esse ano, realmente tenho me distanciado do gênero a cada ano que passa. Mas, sem mais delongas, simbora :)














Bem, eu fiz tudo por meio de excel, classificando as músicas de acordo com o meu gosto. A primeira coluna, 'Não Curti', não tem muito segredo: essas músicas realmente não me conquistaram. O mais louco nisso tudo, é que, basicamente, não curti o ITZY em 2022, musicalmente falando, já que tem simplesmente três titles das meninas na coluna. Outro grupo que eu não esperava que estivesse com uma classificação como essa para mim, é o Dreamcatcher, que é um dos meus grupos femininos favoritos, mas de fato, esse ano  de 2022 eu não consumi nada delas. 


'Bom, mas só isso', são aquelas músicas que você escuta, acha legalzinha, mas não passa disso. Você não coloca na playlist, não escuta de novo e segue em frente. Flip That não é ruim, mas sinto que falta algo. Já em Pink Venom, o refrão matou a música (na minha opinião, claro).


Daora e Excelente estão praticamente no mesmo barco, sendo que as Excelentes se sobressaem um pouquinho à mais. Aqui temos grandes nomes, como Twice, Stray Kids, Seventeen, solistas como a Taeyeon (inclusive, Ending Credits entraria no meu top 10, se tivesse como) e grupos rookies como o Ive, Kep1er e Lapillus. 


Falando de Twice, o grupo quase não entra na minha listagem, porque eu simplesmente não tenho curtido os últimos lançamentos das meninas. Talk that Talk me conquistou aos poucos, da primeira vez que eu escutei ela, ela estava mais para "bom, mas só isso", mas ela cresceu demais para mim depois que escutei mais vezes, agora ela não sai da minha cabeça :D


E as maiores do ano estão no 'TOP 10 Fácil'. Nessa listagem tem nomes que vocês provavelmente já esperavam, mas acredito que outros não. As músicas não estão em ordem de preferência, elas estão em ordem totalmente aleatória (mentira, o top 3 foi escolhido à dedos, hehe).





  1. Still Life foi minha música favorita do ano, inclusive, a mais escutada do meu Spotify. Eu esperei essa música por anos, desde 2018, eu e todas a V.I.P.s aguardamos pacientemente por esse retorno e, acredito, que ele tenha preenchido e esquentado o coração de todas nós. E bem, tenho certeza que esquentou o coração de quem também não era do fandom. Still Life é poética, profunda e tristemente bela. A vida continua, devemos seguir em frente. O BIGBANG tem seguido em frente. 
  2. But You era a música disco que eu precisava. Obrigada, IKON, por servir umas das melhores músicas do KPOP. Eu sou apaixonada por essa música desde a primeira vez que a escutei.
  3. Beautiful Monster tem o meu conceito favorito dentro do STAYC. Amei essa pegada leve, um pouco country pop (tá, devo estar viajando, rs), essa vibe de simplicidade. Ela é fácil minha música favorita do grupo. 
  4. Feel my Rhythm eu escutei no lançamento, achei massa, mas não coloquei na playlist. Depois de muito tempo, escutei ela de novo e não cometi o mesmo erro de antes. O Red Velvet voltou com uma música linda e delicada, em um conceito simplesmente mágico e encantador. Minha relação com o RV é 8 ou 80, ou eu amo a música ou odeio - e a última música que eu havia curtido do grupo era Psycho, então FMR foi uma surpresa das mais lindas para mim.
  5. Hype Boy simplesmente o debut do ano. NEWJEANS vai se tornar um grupo gigante e merecidamente. Hype Boy tem uma energia maravilhosa, refrescante e uma dança tão contagiante e ao mesmo tempo, diferente, ela é muito interativa, as meninas estão de fato muito conectadas e eu acho isso incrível.
  6. NXDE é um marco. É isso. O G-idle é realmente um grupo fora da curva, que não tem medo de experimentar e errar, o que resulta em excelentes entregas. Eu não curtia o som das meninas, mas ver esse amadurecimento musical delas é bem gratificante.
  7. Love Dive é a música do ano e pronto. Fora o meu top 3, ela é minha música favorita, o IVE tem deitado demais, nenhum som delas é ruim. Love Dive é elegante e inebriante, o refrão então, dispensa comentários. Essa música já está na história do K-POP.
  8. ANTIFRAGILE é uma música que me causou uma certa estranheza na primeira vez que escutei (por algum motivo, ela me lembra aquela música que ficou famosa no insta, '¿Qué? ¿Y quién te dio permiso pa' estar andando?', KKK, juro que me lembra, mas depois que tentei esquecer esse hit do insta e foquei em AntiFragile, eu comecei a curtir a música. A parte da Kazuha é icônica. Eu não dava muita ideia para o Le Sserafim, eu detestei o debut delas, rs, mas esse comeback é top demais. 
  9. BRING IT ON e o conceito circo... hehe. ONEUS sabe fazer um comeback, viu? Sabe experimentar, sabe PISAR. É isso, eu simplesmente te venero, ONEUS, e me desculpa por começar a acompanhar vocês tão tarde, inclusive, saudades RAVN :(
  10. COOL é uma b-side de respeito. Eu curto demais o conceito maluco e experimental do NMIXX, mas escutar uma música como esta, não tem preço. O vocal das meninas é tão bom e essa b-side expõe isso, sem contar que a música por si só, é uma obra prima. Eu amo toda a construção dela e ela é meu xodózinho. 






Bem, essa é minha classificação de alguns lançamentos de 2022, do universo capopeano. Espero que, em 2023, eu possa curtir mais as músicas do ITZY e Dreamcatcher, porque são grupos que curto demais. Fico também na expectativa para o debut do BABYMONSTER e comeback do G-DRAGON, TAEYANG (confirmados) e quem sabe, do BIGBANG. 


Falando bem rapidamente sobre alguns eventos, a saída dos integrantes do BIGBANG, da YGE, não resulta no fim do grupo, os rapazes continuarão promovendo como um quarteto, mas, enquanto solos, o gerenciamento ficará à par de suas novas agências. Já com o IKON, todo o grupo foi transferido para uma nova agência e eles poderão continuar com o mesmo nome, a marca em si, as redes sociais e tudo mais. E o BlackPink? Com a vinda do BABYMONSTER, as meninas irão dar disband?


Eu, particularmente penso que não e acredito que os contratos das meninas serão renovados com a YGE, não acho que elas serão transferidas para a Black Label. Com a renovação do contrato, provavelmente elas terão mais autonomia sobre alguns assuntos e penso que será vantagem tanto para elas, quanto para a YGE, que depende muito do BP. Sobre minhas expectativas para o BAEMON, posso dizer que elas estão altas, eu amei o teaser, as meninas parecem ser bem interessantes, mas eu estaria mentindo se eu dissesse que a ausência da Jane Wang não me deixou triste - embora não exatamente surpresa.






E bom, já papeei demais, hehe. Que 2023 seja um ano incrível para todos nós.

E se a gente não se ver, já sabe...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San