Pular para o conteúdo principal

1 idioma, 1 música





Certo, 1 idioma, 1 música, é um dos artigos que mais curto de fazer, porém, é o que menos sai, porque simplesmente é muito difícil escolher uma música para 'representar' um idioma (ainda mais quando é um idioma que consumo bastante).  Eu tinha como desafios: inglês, português e coreano. Os dois primeiros concluí e o coreano foi ficando de lado - até hoje, porque depois de muito pensar em ressuscitar o quadro, decidi que era o momento de colocar a música sul-coreana para jogo. 


Eu consumo música sul-coreana desde 2017 - e dos mais variados gêneros. Eu gosto de pop, rock, hip hop e isso dá uma pá de música danada. Na hora de escolher a música tema, comecei a pesar o significado da música coreana na minha vida, o que me fez chegar ali e ficar e quem era/eram meus grandes ídolos. Não é segredo para ninguém que sou V.I.P. e eu pensei que deveria escolher uma música dos meninos ou senão, do Ji Yong. 


Me veio especialmente, duas músicas na cabeça: 'Last Dance' (BIGBANG, MADE, 2016) e Divina Commedia (G-DRAGON, KWON JI YONG, 2017). Ambas são super especiais e incríveis, mas escolhi a segunda porque o álbum Kwon Ji Yong foi um trabalho muito importante e especial para o GD, tanto que leva seu nome verdadeiro, e o GD é simplesmente meu cantor favorito. 


O Kwon Ji Yong foi lançado em 2017 sob forma de pen-drive, algo bem diferente e a cara do GD. É um álbum maravilhoso e possui músicas mais animadas, como Bullshit (que seria a title), Middle Fingers-Up e Super Star. Na altura do final, temos a title oficial, a sofrida Untitled, 2014 e a maior do álbum, nos mais variados níveis, Divina Commedia, que também encerra o EP. 






Divina Commedia é uma música profunda e conceitual. Traz diversas referências à literatura, cinema e música, mostrando o quão completo o próprio GD é. A música leva o nome da trilogia de Dante Alighieri, que é simplesmente um clássico. O personagem principal da Divina Comédia, faz uma viagem pelo Inferno e Purgatório, para em fim chegar ao Paraíso: GD faz uma alusão à como precisou conhecer o inferno, para chegar ao céu. 


Temos também referência ao The Truman Show, um clássico do cinema lançado em 1998 e estreado pelo queridíssimo Jin Carrey. O filme conta a história de Truman, um homem que descobriu que vivia uma grande mentira. Ele achava que vivia uma vida normal até descobrir que fazia parte de um grande show, onde sua vida era simplesmente controlada e televisionada e nada do que ele achava ser real, era, de fato.


Em referência musical, temos em Divina Commedia, o sample (com uma outra outra modificação) de 'Veridis Quo' do Daft Punk, lançada em 2001. 


'A última canção do EP "Divina Commedia", é uma faixa experimental de R&B,[10] que trata sobre um relato semi-autobiográfico de sua ascensão à fama. A canção inclui referências ao filme de comédia-dramáticaThe Truman Show (1998),[14] com G-Dragon questionando a realidade, os sacrifícios que fez durante a adolescência a seus vinte anos para alcançar sucesso e notoriedade. Além disso, "Divina Comédia" também apresenta sua composição inspirada na mesma obra de Prince'. (Fonte)



Divina Comédia

Eles dizem que dragões voam sobre pequenos riachos
Ao menos que seja família, eu não conheço outros estranhos
O prazer que acompanha o trabalho árduo é (Divina Comédia)
Se tornando uma estrela subterrânea que ninguém se importa de olhar
O brilho próprio, eles dizem, é uma doença profissional (não tem cura)
Enfermeira, me cure, eu vou te pagar mais
Eu serei seu príncipe bilionário
Minha idade é quase 30, é estranho
É normal, certo?
Enquanto todos estavam crescendo, eu estava listando ações
É por isso que eu sou um pouco baixo

Mãe, não se preocupe com nada
Eu não sou o problema, eu sou a resposta do problema
Eu posso sentir o poder, posso redefinir a inspiração

Certo? Errado?
Porque todos estão sendo punidos? São todos iguais
Certo? Errado?
Eu não entendo. Isso faz sentido ou não?
Mãe, não se preocupe com nada
Eu não sou o problema, eu sou a resposta do problema
Eu posso sentir o poder, posso redefinir a inspiração - (Divina Comédia)

Se foi. Estou tonto. Estou tonto. Sim, eu estou

Porque as pessoas dizem que a vida é uma comédia?
Porque nós rimos e choramos?
Que tipo de cara estou fazendo agora?
Não importa de que tipo, é tudo uma máscara
Coloque sua vida na linha para cair em uma hipnose
Você negocia e troca com sua vida só para comer e viver bem
Adivinhe quanto vale o meu nome
(Você vai pagar?)
Se estiver curioso
(Fale com Taehee)
Sucesso? As pessoas imploram e fazem birra
Qual é o objetivo de trabalhar arduamente e fazer esforço?
De qualquer maneira ninguém sabe
Eu estive lá, bundão
Tudo vem de uma só vez
Se as ondas da vida caírem, monte nelas
Surfando, mergulhando
Não seja varrido para longe

Certo? (Por favor) Errado? (me ajude)
Porque todos estão sendo punidos? São todos iguais
Certo? Errado?
Eu não entendo. Isso faz sentido ou não?
Mãe, não se preocupe com nada
Eu não sou o problema, eu sou a resposta do problema
Eu posso sentir o poder, posso redefinir a inspiração - (Divina Comédia)

Nós vivemos em nossos mundos separados
(No palco)
Se torna planejamento, produção, roteiro, direção e ator principal
(Nos nossos sonhos)
A fantasia se torna realidade
(Show de Truman)
No caso de eu não te ver
Boa tarde
Boa noite e boa noite



De fato, essa é uma música muito profunda e conversa muito sobre a vida do GD e como ele se sente com toda a fama que tem. Embora seja um 'billionaire PRINCE', ele se sente só. Desde cedo esteve envolvido no show business, sua vida sempre esteve exposta (isso conversa muito com as referências à The Truman Show), enquanto as pessoas estavam vivendo, ele estava se tornando um grande dragão. 


Penso que um dos pontos altos dessa música, é a forma como o GD se dirige a mãe dele. 'Mãe, não se preocupe, eu não sou o problema, eu sou a solução' - mas ao mesmo tempo ele diz 'please, help me'. Quando escutei essa música pela primeira vez, confesso que fiquei muito preocupada com a saúde mental do Ji Yong, porque essa é uma música muito pessoal - acredito que a mais pessoal que ele já fez - e ele diz essas palavras para mãe, que é quem procuramos quando precisamos de ajuda. Na verdade eu ainda me preocupo muito com ele, em como mesmo tão famoso e cheio de êxitos nos mais variados campos, ele não parece ser tão feliz e, sim, um cara solitário. 


Ji Yong foi simplesmente excepcional na criação desta música e isso só prova o quão artista completo ele é. Botar a cara a tapa, desse jeito, expondo a si mesmo, suas fragilidades, isso não é para qualquer um. Trazer uma música tão pessoal e marcante e ainda fazer diversas referências à obras tão cheias de significados. Ele é um dragão, um grande dragão e sempre será. Seu nome está escrito na história, ele é líder de um dos maiores grupos que o mundo já viu e construiu uma carreira solo gigantesca. Que ele possa encontrar conforto e sua plena felicidade, porque ele merece e muito. Já está na hora do menino Ji Yong encerrar o percurso de Dante. Bom dia, boa noite e boa noite. Ji Yong, vá ao céu voando como o GRANDE DRAGÃO que você é!



Te amo!

I love u

Saranghae








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San