Pular para o conteúdo principal

Dulce Maria: TOP 11





Cantora, atriz, escritora, compositora, modelo, apresentadora e senhora dona do mundo: Prazer, Dulce María Espinosa Saviñón (ou Dul, para os íntimos). Nascida na Cidade do México em 1985, desde cedo esteve envolvida no show business. Teve os comerciais mirins, a entrada no Jeans (JNS), Clase 406 e posteriormente, aos 18 anos, a entrada para a novela que mudaria sua vida como atriz e cantora: Rebelde (2004). Roberta Pardo foi uma personagem icônica e totalmente diferente da Dul, em quesitos de personalidade, o que mostra o quão boa atriz essa mulher é. Entretanto, Rebelde não ficou só na TV. Como todos sabemos, a novela tinha um grupo musical e esse grupo ficou tão gigante que ganhou vida própria, mesmo após o fim da novela e criando um legado que perdura até os dias de hoje. O RBD fez história como grupo e, especialmente, por ser um grupo latino-americano. 


Com o findar do grupo em 2008, após quatro anos de êxitos, Dulce Maria decidiu prosseguir na carreira musical e não parou mais. Lançou vários álbuns desde então, fazendo o seu nome não só na América Latina, mas no mundo. E, bem, já que estamos falando de Dulce Maria e  carreira musical, por que não falar sobre sua discografia pós-RBD? De antemão, já digo que não conheço a discografia inteira da Dul, especialmente os lançamentos mais recentes, mas conheço o suficiente para lançar um top 11. Então, sem mais delongas, Candy Candy! 






Extranjera (Primera Parte)
2010







Dividido em duas partes, Extranjera é o primeiro EP da nossa querida Maria. A parte um (Primera Parte) foi lançada em 2010.  'Musicalmente, trata-se de uma obra pop, influenciada por diversos gêneros como dance-poppop rock e soft rock, enquanto o seu conteúdo lírico é, em sua maioria, sobre o amor'. (fonte). De 11 músicas escolhidas, este álbum possui 4 das minhas escolhidas, sendo: 

 

Extranjera
No se Parece
Luna
Inevitable



Há aqui um certo contraste: as duas primeiras músicas são mais melódicas, baladas, em quanto as duas últimas, são mais animadas e comerciais (tanto que Inevitable é a mais conhecida do álbum, quiçá, da carreira solo da Dulce). Eu particularmente, prefiro No se Parece e Extranjera. A Dulce transmite tanta emoção nessas músicas e elas são especialmente lindas e poéticas, inclusive, a música que leva o nome do álbum é justamente a minha música favorita da Dul. 'Si conjugas la vida en pasado imperfecto, y jamás aprendiste a creer, y a olvidar'. <3


Luna tem teorias por trás, teorias Vondy, inclusive, haha, então tem certa nostalgia para mim, mas não é uma música que procuro para escutar. Inevitable idem.





Extranjera (Segunda Parte)
2011







'Extranjera: Segunda Parte (também conhecido como Extranjera 2.0) é o álbum de estréia da artista musical mexicana Dulce María. O álbum é a continuação do extended play Extranjera lançado pela mesma em 2010.



Com a produção de Carlos Lara, Pedro Damián, A.X.L., Sebastian Krys e a própria Dulce no processo executivo, o álbum é todo composto com o pop rock e dance-pop com influências ao pop latino e ao soul'. (fonte).



A parte dois do Extranjera possui três músicas das escolhidas:


Ya no
Irremediablemente
Pensando em Ti



Ya no é icônica e dispensa comentários, haha. Ela segue uma linha pop rock, é muito gostosa e animada. Irremediablemente é uma balada, mas que foge um pouco de Extranjera e No se Parece, quando pensamos em ritmo. Tem um soft rock ali de fundo. Aliás, da parte dois, essa é a minha música favorita. Já Pensando em ti, é aquele pop rock parecido com Luna, porém superior. Sério, essa música tem uma energia maravilhosa, minhas três escolhidas desse álbum são diferenciadíssimas.




Sin Fronteras 
2014







Sin fronteras é o segundo álbum de estúdio da artista musical mexicana Dulce María. O seu lançamento ocorreu em 8 de abril de 2014 através da Universal Music Group. É descrito pela intérprete como um trabalho "diferente, energético e apaixonado" (fonte)


Sin Fronteras possui duas faixas que estão no meu top 11, sendo: 


Te Quedarás e 
Después de Hoy. 



São duas músicas diferentes, sendo a primeira, bem mais emocional (e é um duo com o 'Frankie J'). Quando conheci 'Te Quedarás', gostei dela de cara, mas hoje em dia eu já não escuto ela tanto, geralmente não a procuro. Não gosto muito da adição do Frankie J. Já Después de Hoy, é uma balada borbulhante, tem um 'q' de vivacidade, uma cor própria. Não preciso nem dizer que é a minha favorita do álbum. 






DM 
2014






DM é o terceiro álbum de estúdio da artista musical mexicana Dulce María, lançado em 10 de março de 2017 através da Universal Music Group. (fonte). O último álbum da Dul que entra para jogo aqui no meu top 10, tem duas das minhas músicas escolhidas:



No sé Llorar
Rompecorazones 




Certo, temos duas baladas aqui, mas com influências diferentes. No Sé Llorar é descrita como uma 'balada electropop', tem um ar emocional e explosivo. Já Rompecorazones, é uma balada sofrida com selo Dulce Maria de qualidade, haha, é daquelas que gosto. Eu realmente curto as duas músicas, são diferentes, mas encantadoras. 









A Dulce é uma artista completa e isso é fato. Ela não tem medo de experimentar, de arriscar e de se reinventar. Eu não tenho acompanhado o trabalho atual dela, mas dá para perceber que ela tem saído da zona de conforto, que tem experimentado por novos gêneros e acho que isso faz parte do crescimento dela e da busca por sua 'cor' como cantora. 



Quando se trata da discografia dela, tenho muita tendência a ir para as baladas, porque sinto que a Dul coloca muito de si nelas, digo, é uma excelente intérprete. Entretanto, gosto quando ela bota o lado girl power para jogo, a Dulce encorajadora, ousada. Gosto das músicas refrescantes e sinto saudades de estilos como a antiguérrima 'Quiero Poder', que, embora esteja no repertório do RBD, trata-se de uma composição da Dul. 



Se eu fosse reordenar essas onze músicas por ordem de preferência, ficaria algo como:



  1. Extranjera
  2. No se Parece
  3. Pensando em Ti
  4. Ya No
  5. Irremediablemente 
  6. Después de Hoy
  7. No sé Llorar
  8. Rompecorazones
  9. Luna
  10. Te Quedarás
  11. Inevitable



A Dul é uma pessoa e artista incrível e, obviamente, minha RBD favorita, haha. Sim, eu era a Roberta! Nessa turnê que ela fez com o 2000's pop tour, ela mostrou o quanto ama o RBD e que sua voz está intacta. É uma deusa. Será que ela bota o cabelo de fogo pra jogo? Será que esse retorno, irá influenciar musicalmente nos seus próximos lançamentos solo? Quero Dul girl power e sofrência nos próximos álbuns pra ontem, hehe'. 





Te amamos, Dul. 
<3













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San