Pular para o conteúdo principal

Boys Over Flowers (2009)




Boys Over Flowers é meu dorama favorito e isso não é segredo para ninguém (que me conhece ou que acompanha o Cantinho). Ele é antigo, tem gente que acha brega e problemático, mas é inegável o quão gigante esse drama é.


O enredo de BOF tem origem no mangá 'Hana Yori Dango', lançado de 1992 a 2003 e criado pela mangaká japonesa Yoko Kamio. O mangá foi um verdadeiro estouro, sendo considerado o mangá shoujo mais vendido do Japão. Como consequência da popularidade, Hana Yori Dango ganhou uma versão em anime em 1996 (de 51 episódios), um curta e diversos doramas, mas tendo como percussor, a versão japonesa de 2006. Posteriormente, tivemos as versões sul-coreana, taiwanesa, chinesa e tailandesa. 


BOF teve total êxito e isso se deve a vários motivos: produção, direção, enredo/base envolventes, elenco totalmente carismático, trilha sonora ímpar, entre outros.  


''Boys Over Flowers foi um dos maiores marcos culturais sul-coreanos no final dos anos 2000, época na qual a cultura pop coreana estava ganhando imensa popularidade mundialmente, mas com maior força em todo o sudeste asiático.

A novela é considerada ainda nos dias de hoje uma das mais populares, reconhecidas e influentes de todas, sendo tida como referência e influenciando outras novelas ao longo dos anos, além de ter sua trilha sonora ocupando espaços nos topos das paradas coreanas. 

A popularidade de Boys Over Flowers é considerada também um fator do crescimento da Onda Hallyu, um fenômeno cultural de popularização da cultura coreana.''


Fonte


Agora, de fã para fã, um breve (ou não) bate papo sobre esse marco para a cultura sul-coreana e para o mundo dos doramas. Cuidado, contém SPOILER. 





Há vários motivos para BOF ser meu xodó: um enredo envolvente, personagens cativantes, atores incríveis e trilha sonora totalmente fora da curva: não tem uma música ruim. O enredo envolve o clichê (adoro clichês) da garota pobre e do menino rico que se apaixonam, mas BOF não é apenas isso. Tem todo um dramalhão 'mexicano', triângulos amorosos, um grupo de 'it boys' apaixonante e uma protagonista que não dá o braço à torcer - e aqui é onde começo: Geum Jan Di. 


Geum Jan Di é uma flor de lótus. É isto. Transforma a água lamacenta, em pura. E assim ela transforma a vida das pessoas a sua volta, levando amor, felicidade, amizade. Mas a Jan Di não é apenas uma protagonista bonita e amiga, ela é extremamente forte e guerreira e experienciamos isto durante todo o dorama. 


Costumo dizer que BOF é dividido em duas partes: a para rir e a para chorar. Jan Di tem um espírito alegre, divertido e ousado na primeira parte e mostra sua força pelo seu posicionamento contra o F4 - especialmente depois de levar o cartão vermelho. Ainda assim, ela salva o Jun Pyo do afogamento. Nossa protagonista também precisa trabalhar fora para ajudar em casa, além de ajudar também o seu pai na lavanderia da família. 


Já na segunda-parte, ela demonstra sua força em vários níveis: ela mantendo sua dignidade e virtudes até o fim, ela tendo vários trabalhos por conta das dificuldades em casa, ela se esforçando ao máximo para conquistar seus sonhos, ela ajudando as pessoas quando ela mesma precisava de ajuda, ela continuando firme mesmo querendo desabar (estava longe da família, seu sonho de ser nadadora foi findado por conta do ferimento que sofreu no ombro e estava longe daquele que ela descobriu ser seu grande amor).


Jan Di só cede para a mãe do Jun Pyo, quando a bruxa prejudica a família da Gaeul e do Ji Hoo, e ceder não é uma fraqueza - ela precisou abrir mão do amor dela, para não prejudicar seus amigos. Não foi uma escolha fácil. Entrando no âmbito do relacionamento, Jan Di e Jun Pyo amadureceram juntos. Ela ir até Macau atrás do cabelo encaracolado, a cena da ponte, mostra como ela se permitiu ser frágil, dar o benefício da dúvida para o Jun Pyo e mesmo com o coração em frangalhos, continuou forte. Esse arco me parte o coração, mas amo que a Jan Di dá a cara a tapa para ouvir da boca do Jun Pyo o que estava acontecendo para, enfim, encerrar o ciclo. Ela não pede para ele reconsiderar, ela não desmorona, ela escuta, fala o que precisa e vai embora. 






Olhando o relacionamento deles como um todo, houve momentos em que eu fiquei com raiva da Jan Di, houve momentos em que fiquei com raiva do Jun Pyo, pois ambos são cabeça dura. Entretanto, eu amo o amor que eles têm: eles demoraram para chegar em termos de reciprocidade de sentimentos, mas depois que chegaram, eles nunca mais olharam para outra pessoa. Quando cada um percebeu o que sentia pelo o outro, eles se amaram até o fim, mesmo com os empecilhos, os desencontros, com as atitudes burras (leia-se Jun Pyo em Macau). 


Eu assisti BOF 4 vezes e nas quatro vezes eu fiquei mordida com a Jan Di por ela deixar o Ji Hoo beijá-la na viagem para a Nova Caledônia. Eu entendo que o Jun Pyo estava sendo apressado, que a Jan Di não havia aceitado namorar com ele 'de fato', mas ela estava dando abertura e fazer isso em uma viagem que o cara planejou para eles, sacanagem. 


Agora, o meu maior ranço com o Jun Pyo em toda a história, é como vocês imaginam, em Macau. Eu adoro a parte em que o Yi Jung dá um murro nele e ainda joga na cara que a Jan Di não pode mais nadar por causa dele. Eu também entendo que o Jun Pyo estava tentando andar na linha, fazer o superado, por conta da mãe dele, mas ele não poderia em 6 meses, ter jogado a real na Jan Di ou no F4? Ela ir para Macau para entender o que estava acontecendo e ele simplesmente tratar ela como lixo, cara, simplesmente imperdoável. 


Entretanto, todavia, eles acabam sempre se entendendo. Como eu disse, são atitudes burras e os dois são cabeça dura. Não é nada totalmente imperdoável - embora eu tenha dito em cima que é, hahahahaha. Eles começam a namorar quando as coisas estão mais leves, vida de colégio, passeiam para cima e para baixo e de um dia para outro, tudo isso muda e as coisas ficam bem difíceis. Eles vão mudando, o relacionamento vai amadurecendo e o amor e carinho que eles sentem um pelo outro vai se fortalecendo e superando tudo. Jan Di é a lua da estrela do Jun Pyo <3






Jun Pyo: Cara, o Lee Minho se tornou meu ator sul-coreano favorito através de BOF, haha. Eu amo como o Jun Pyo é todo posudo, mas ao mesmo tempo, é engraçado. Ele erra os provérbios, ele tem medo de insetos e ele adora estar com a família da Jan Di. A verdade é que o Jun Pyo sempre foi muito solitário, mesmo tendo tudo o que queria e seus amigos do F4. Ele simplesmente não tinha base familiar e se tornou um pé no saco com a maioria das pessoas. Entretanto, à medida em que ele conhece a Jan Di, ele vai se abrindo, abrindo os olhos para o mundo e as pessoas a sua volta e abrindo seu coração também. 


Eu adoro o crescimento do personagem, ele é o par perfeito para a Jan Di - embora não seja sua alma gêmea, haha. Minha única ressalva é para com as explosões de violência que ele tem. Ele simplesmente perde a linha e isso não é nada saudável. Imagina um relacionamento com uma pessoa assim, na vida real? Certamente não terminaria bem. Fora isso, só amores pelo menino do cabelo encaracolado.








Papeando bem rapidamente por outro ponto positivo do drama: F4. Bem, embora eu ame o Jun Pyo, ele não é meu flower four favorito. Quem ocupa esse posto é o Song Woobin, interpretado pelo Kim Joon. Woobin é a base do F4, como é dito no dorama. Ele sempre está ali para os seus amigos, é super tranquilo e consequentemente, o menos problemático do quarteto. Infelizmente, ele acaba sendo o que menos aparece também. Ele até tem um storytelling, mas ele acontece às pressas em uma cena que não tem nem cinco minutos - diferentemente dos outros três. Isso me entristece, eu queria mais do nosso amado Don Juan, mas o dorama é baseado em um drama japonês que também é baseado em outra obra. Eu não li o mangá, tampouco assisti o anime (está na lista), então não posso reclamar muito sobre isso, já que não sei como a história do Woobin é apresentada nessas obras. 


So Yi  Jung é meu F4 menos favorito. Na primeira vez que assisti, peguei certo ranço dele e esse ranço foi ficando mais leve na medida que fui assistindo o dorama mais vezes. Hoje em dia, tendo assistido o drama 4 vezes, percebo ele de forma diferente. Ainda tem pontos que não gosto, mas reconheço que ele também tem seus demônios. Yi Jung acaba ficando igual a pessoa que ele mais desaprova: o próprio pai, um mulherengo. Assim, ele perde sua alma gêmea e vive em profunda lamentação interna. Por fora, está sempre com aquela aura impecável, mas por dentro, é todo frangalhos. Ele só olha para dentro de si, reconhece seus erros, se perdoa e se permite seguir em frente, após conhecer a Gaeul. Aliás, o meu ranço com o Yi Jung vem muito da cena em que ele 'joga' a Gaeul para cima do pai dele. Ainda não o perdoo por isso, mas se eles se entenderam, vida que segue. 


Ji Hoo é um personagem que cresceu muito para mim na medida que fui assistindo o drama mais vezes. No início, dá vontade de socar ele, por furar o olho do Jun Pyo - e em uma viagem que o amigo planejou para cortejar a Jan Di -. Ele correu atrás da amiga de infância e depois que ela deu um pé na bunda dele, ele foi para cima da Jan Di, ignorando o sentimento das pessoas a sua volta. Porém, depois disso, não há do que reclamar dele. Ele foi o maior apoio da Jan Di, sendo um amigo incrível. Ele amava ela, um amor romântico, mas quando entendeu que ela não o amava e, principalmente, que seu melhor amigo a amava de verdade, simplesmente saiu de cena como interesse romântico e esteve ali para apoiar eles no que precisassem. 


A Jan Di é muito forte, mas devemos reconhecer que ela teve pessoas boas perto dela, que a abraçaram em momentos difíceis. Ji Hoo foi totalmente fora da curva, extremamente leal até o fim. Fico triste por ele ter terminado sozinho, rs, mas ele 'encontrou uma família', que era o que ele mais precisava naquele momento (e nos últimos quinze anos). A Jan Di apareceu como uma flor de lótus, purificando toda a lama que permeava o relacionamento dele com o avô. 


Analisando o F4 como um todo, eu simplesmente amo a amizade que os meninos têm. São unidos, estão ali para apoiar um ao outro, mas também dão uns esporros se necessário. 

  • Ji Hoo provocando o Jun Pyo para fazer ele voltar com a Jan Di - e de quebra, se vingando por ele ter quebrado seu robô de brinquedo XD -; 
  • Yi Jung jogando umas verdades na cara do Jun Pyo em Macau; 
  • Woobin tentando apartar a briga do Jun Pyo com o Ji Hoo (quando voltam da Nova Caledônia) e o Yi Jung pistola porque o Ji Hoo furou o olho do amigo; 
  • Mas também: 
  • o F4 indo salvar o Jun Pyo quando ele é ''sequestrado e espancado''; 
  • Ji Hoo sempre indo salvar a Jan Di, a pedido do Jun Pyo; 
  • Woobin indo salvar o Yi Jung quando ele tem sua mão quebrada; 
  • Yi Jung dizendo para o Woobin o quanto ele é importante para o F4;
  • Ji Hoo e Jun Pyo, mesmo quando brigados, indo ao encontro um do outro. 
  • O F4 protegendo a namorada do amigo :D


E mais inúmeras coisas que me fazem amar o nível de amizade que eles têm. Eles são ricos, vivem uma vida muitas vezes superficial, mas se encontram um no outro. 








A trilha sonora é um show à parte. Quando digo que tenho todas as OST's no meu celular, eu realmente não estou brincando. Quando assisti o dorama da última vez, eu ficava empolgadíssima com as músicas, quando percebia, já estava cantando XD


Meus xodós são What should I do da Jisun, One More Time do Tree Bicycles e Love U do Howl. Mas o que dizer das icônicas Making a Lover do SS501, Paradise do T-Max e Yearning Heart do A'ST1? LENDÁRIAS. 


Aqui você pode conferir a trilha sonora do drama pelo wiki e neste vídeo você pode escutar as músicas mencionadas acima e outras mais :D


E antes de encerrarmos o papo de OST, o nosso querido F4 tem um dedinho aqui também. 


  • O Kim Joon (Woobin) fez parte do extinto T-Max e também tem solo na OST.
  • O Kim Hyun Joong (Ji Hoo) fez parte do extinto SS501 e também tem solo na OST. 
  • O Kim Bum (Yi Jung) tem uma OST chamada 'I'm Going To Meet Her Now'.
  • O Lee Minho tem uma OST chamada 'My Everything'. 






Se eu fosse resenhar BOF por inteiro, esse artigo teria umas 20 páginas, haha, então resolvi comentar sobre as coisas que mais curto no dorama, como o relacionamento da Jan Di com o Jun Pyo, os cinco personagens principais em si, o F4 e a trilha sonora. 


BOF tem 25 episódios e, embora seja meu dorama favorito, essa quantidade assusta, hehe'. Quando chegamos na reta final, só queremos que o casal principal se acerte, mas ainda rola o esquecimento de memória do Jun Pyo que é simplesmente um saco. Aquela menina aparece DO NADA, faz o que bem entende (e a mãe do Jun Pyo nem aí) e o F4 não faz nada. A única coisa que salva aqui é a icônica cena da piscina, onde a Jan Di se joga na água para fazer o Jun Pyo recuperar a memória. 







Também não gosto do arco de Macau por 'n' motivos (lá vai eu tocar no assunto de novo XD), mas especialmente, pela Jae Kyung que é INTANKÁVEL. A menina sabe que o Jun Pyo ama a Jan Di, ela sabe que é recíproco e fica ali pentelhando até o final - onde ela finalmente acorda e desiste do casamento. Ela tem seus méritos aqui, beleza, mas ela prolongou esse relacionamento fadado ao fracasso, causando ainda mais sofrimento aos envolvidos - incluindo ela mesma. 


BOF é um ícone, tem comédia, drama, é a receita do sucesso. Possui um elenco cinco estrelas, com a excelentíssima e sumida Koo Hye Sun que fez uma Jan Di marcante e impecável, Lee Minho com seu inesquecível Gu Jun Pyo, Kim Joon, Kim Hyun Joong e Kim Bum como o apaixonante F4 e Kim So Eun dando vida a amável Gaeul. Não posso deixar de mencionar também a assustadora (no bom sentido) e excelentíssima Lee Hye Young: a expressão facial dela diz tudo, hahaha, atuação de milhões. É muito fácil odiar a personagem dela e isso quer dizer que ela é uma excelente atriz. 


Hana Yori Dango começou em 1992 e não parou de crescer mais. Essa obra rendeu diversas adaptações e, felizmente, a minha favorita. Obrigada, Yoko Kamio.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San