Pular para o conteúdo principal

K-POP 2020: As 10 melhores músicas do 2º semestre


 

Olá, papeadores de plantão. Como estão? Espero que bem. O natal passou, ano novo também e para o blog começar 2021 (se bem que é março...) com o pé direito, nada mais justo do que trazer a parte dois do artigo de melhores músicas do K-POP em 2020 (na minha opinião). Esse segundo semestre foi bem corrido, tivemos muitos comebacks, tivemos o conceito disco comendo solto na indústria coreana e, que, inclusive, funcionou muito bem. Grupos se reinventando, um em especial trouxe um comeback diferente firmando de vez seu nome no mercado. 


Essa lista na verdade até me surpreendeu pela quantidade de girlgroups que tem (geralmente sou mais boygroup stan). Aproveito também para dizer que essa lista não está por ordem de preferência.


Sem mais delongas,  gaja! 


1. - Dreamcatcher - BOCA



Uau, que comeback, meus amigos. Confesso que de primeira, meus sentimentos em relação a música eram confusos. Sabe aquela batida meio latina que tem no início? Então... 

Entretanto, depois de escutar mais algumas vezes, pude de fato apreciar essa obra de arte. As linhas de vocal e de rap estão simplesmente excelentes, Gahyeon e Dami têm muito destaque aqui. As vocals também, sem comentários, Su A brilhando, Siyeon sendo a vocal da nação que é, juntamente com Yoohyeon e Ji U sendo maravilhosa como sempre. Não poderia deixar de mencionar também a saudade que senti da Handong. Na verdade, fico muito triste por ela não estar presente nesse momento de crescente que o Dreamcatcher tem vivido.

Sobre a letra, ela simplesmente entregou tudo. Dreamcatcher tem uma discografia excelente, com letras bem elaboradas e com BOCA não é diferente. Aqui temos uma mensagem forte, uma crítica a essa sociedade doentia em que vivemos. Com uma pequena frase, elas trazem o x da questão: "where is the love?"

A música é cantada em "pessoas diferentes", há partes que representam a pessoa que está sofrendo e há partes que representam a pessoa que percebe a dor da outra. 


"você é o alvo de todo mundo...

mesmo se você não me contar, 

eu consigo ver as cicatrizes que

você carrega"


(aguente firme)


"eles me encaram sem motivo algum

e me fazem perguntas sem fim... eles não

têm mais nenhum resquício de compaixão"


"eu não consigo fazer com que

meu coração não se sinta vazio, 

eu não consigo aguentar mais, 

nem por mim, nem por você"


"onde está o amor? se as palavras

deles te machucam como se

fossem espinhos".


BOCA fala muito sobre o peso das palavras que botamos para fora, afinal. Será que elas estão machucando alguém? Como se fossem espinhos? Julgamentos, críticas, ódio gratuito, posicionamentos sem levar em consideração o lado de outrem. Não colocarei a letra toda, mas é muito válido lê-la, porque é realmente uma mensagem importante. Deixo aqui também a parte mais direta:


"por que você perde seu tempo odiando alguém?

muitos anjos estão morrendo por causa disso"


Gosto dessa colocação. Dreamcatcher trouxe uma mensagem de apoio as pessoas que estão sofrendo e, uma alfinetada ao odiadores (que muitas vezes dizem amar a pessoa em que estão infringindo dor). Um bom exemplo são alguns fãs! Muitos fãs dizem amar seus ídolos, mas os caras não podem sequer respirar! Se namora, cancelam o cara, se engorda um pouco, já era também. Que porra de amor é esse? Se ele MACHUCA! 

Acho que é explicativo o "muitos anjos estão morrendo por causa disso". Vale-se tanto para os idols que têm cometido suicídio nos últimos tempos (muitos por críticas e hate pesado que levavam) e também pessoas não-famosas. Palavras machucam, galera. Como estamos em um artigo de K-POP, vos digo: seja um bom fã.


:)


Agora papeando super rapidamente pelo MV e figurino, eles estão em um nível altíssimo como todos os outros. As cenas próximas à agua, especialmente com Su A, são lindíssimas. Ah, e a coreagrafia então? Icônica! Aquela mãozinha formando uma boca...


Comeback 10/10.


 


2. - Twice - I Can't Stop Me




Diferentemente de "More & More", meu apreço por "I Can't Stop Me" foi de cara. Talvez o conceito 'disco' barra '80s' tenha contribuído para tal? Talvez, mas a questão é que o projeto em si é excelente. ICSM abre o full album "Eyes Wide Open", lançado em outubro de 2020. Eu ainda não o escutei todo, mas de fato as músicas me agradaram, especialmente a title track, "Up no More" e "Bring it Back". 

A title continua com a proposta mais madura que o Twice vem trabalhando, mas ainda sim, possui a identidade do grupo. Como procede o More & More, ainda estamos nessa linha de desejos, pecado, de fazer algo proibido ou que não é muito indicado. Um amor perigoso, talvez?  


"posso ver o final de tudo, mas

sei que não está certo"


Como diz a senhorita Nayeon: "red, red, red line". Elas ultrapassaram a linha vermelha. Falando da música em si, as notas estão realmente altas, você percebe Nayeon e Jihyo na música inteira. É no refrão alto, nas adilibs, etc. Eu curti muito isso, acho que combinou com a proposta disco (especialmente os vocais de fundo, aquele uuhh uhhu que sempre está por ali). Outro ponto que eu como once gostei bastante, foi o fato da Jeongyeon ter ganhado parte do refrão e centro e a Momo ter voltado ao rap. Eu curto o vocal da Momo quando ele está mais natural, mas a JYP realmente não sabe trabalhar isso. Então se for para ser assim, que ela faça mais raps, coisa que ela faz realmente muito bem. Mas, ainda sim, esperarei pelo dia em que a Momo irá poder usar seu vocal de forma confortável.

Ah, não poderia deixar de mencionar a ponte que a Sana faz na primeira parte e a Tzuyu faz na segunda. A música me ganhou de fato aqui, ainda mais quando vemos a coreografia, que vamos falar agora. ICSM tem aquele tipo de coreografia contagiante, que você vê e quer reproduzir. Ela também combina perfeitamente com a música e traz alguns elementos novos para a jogada, como aquele breakdance pós-refrão. Ow, estranhamente legal. 

Sobre o MV, é até uma história engraçada. Tinha um boato de que alguns fãs estavam protestando na porta da JYP pedindo que a produtora dos clipes, fosse mudada. Eles estavam cansados dos fundos verdes, blá blá blá blá. Acabou que a produtora mudou, mas adivinhem? Mais fundos verdes :D

A verdade é que esse é o estilo do grupo. Se pararmos para analisar, outros grupos também seguem uma linha na produção de MV's. Acho que tudo bem, sabe? Eu por exemplo, não gostei do cenário da estação de trem do clipe de ICSM (e olha que amo amarelo). Mas enfim, gosto são gostos e varia de pessoa para pessoa. 

Bom, não irei me aprofundar demais. Figurinos e visuais maravilhosos, vocais, notas, tudo ok. Entretanto, devo dizer que não ter a bias nas promoções é deveras triste. Que nossa Jeongyeonie fique bem e volte fortíssima e saudável.


Comeback: 10/10




3. - ONF - Sukhumvit Swimming





Ow, chegamos em uma das minhas músicas favoritas de 2020 (e talvez do capope inteiro). Segundo meu app de música, Sukhumvit Swimming foi a música que mais escutei nesse ano. Embora eu tenha minhas dúvidas, é inegável que escutei ela muitas vezes meeesmo. Ela não saía do meu repeat. O mais interessante disso tudo (ou não) é que eu não conhecia o ONF até esse comeback, então foi realmente algo legal de experenciar. 

Sukhumvit Swimming é uma música refrescante, daquelas que você vai se lembrar por muito tempo. Excelente melodia, bons vocais (alguns bem singulares) e linhas de rap. A letra fala sobre fugir da rotina chata e ir para um outro lugar, fazer coisas legais, viver a juventude! Muito refrescante, de fato. Eles querem ir até Sukhumvit para nadar. Parece que Sukhumvit é uma estrada costeira rodeada por água que se localiza na Tailândia e liga Bangkok até Khlong Yai.

"voe para longe, até a cidade do sol"

"vida diária sem graça"


"eu me sinto vivo, vivo, vivo"


Confesso que não sei falar o nome dessa estrada, rs, logo me enrolo toda para pronunciar o nome da música, mas o que vale é a intenção, né? Sobre o MV, ele é realmente muito lindo. O cenário lembrando uma trama faroeste, os efeitos visuais, as cores utilizadas, tudo tão incrível que complementa a sensação calorosa que a música em si nos passa. Minha tristeza aqui é somente a quantidade de visualizações. 9 milhões é um número interessante para um grupo não tão famoso, é verdade, mas Sukhumvit Swimming é uma obra de arte. Mas sabe, acontece uma coisa também que me deixa full pistola: o vídeo ser lançado em dois canais diferentes. Gente, isso divide as visualizações, não entendo essa táticaaaaa. Tanto a WM quanto a Stone Music postaram o MV'... vai entender. 

E bem, como é um grupo recém conhecido por essa ademira aqui, acabei escolhendo um bias, ora, ora. Eu, havia visto um gif desse vídeo, um tempo antes de conhecer a música, e nesse gif havia uma pessoinha em especial, que chamava minha atenção. Logo, não tinha como ser diferente: MK tornou-se meu bias. Acho que o vocal singular que ele tem, acabou fortalecendo ainda mais essa decisão, eu realmente gosto da voz dele, hehe'. Mas a verdade, é que todos eles são tão fofinhos e encantadores, que dá para guardar todos em um potinho. 

Adivinha minha nota para esse comeback? 1000/10. 




4. - GOT7 - Breath




E aqui temos novamente o curioso caso da música que parecia ser title track, mas não era. Assim como aconteceu no primeiro semestre com My My, Breath me pegou de surpresa fazendo com que eu pensasse que já era o comeback oficial (e na minha humilde opinião, serviria muito bem). 

Quando eu fiquei sabendo que a title seria lançada na próxima semana, eu fiquei: "mas o quê?", hehe'. Mas bem, eu seria injusta se opinasse muito sobre "Last Piece", pois eu nem dei chance direito para a música (escutei umas duas vezes no máximo). A verdade é que eu já tinha me apegado muito a Breath, que, cara, é sensacional. 

A musicalidade, melodia, aqueles assobios, a pequena pausa que o refrão dá, oww, GOT7 mostrando o porquê de ser um dos maiores grupos de todo o capope. Sobre os vocais, nem tem muito o que falar, eles simplesmente brilharam, especialmente Youngjae e JB. Já a letra, poeticamente romântica e apaixonada do jeitinho GOT7 de ser. 


"as luzes estavam apagando dentro de mim,

mas você aqueceu meu coração...

você o preencheu e agora nossa 

respiração é a mesma"


"você me ajuda a respirar"


Agora falando de visuais e MV, impossível não citar Jackson Wang.  O menino apareceu loiro. LOIRO. Haha, a parte do fandom que não morreu com ele de príncipe/rei em "Not By the Moon",  certamente morreu agora :D

Pontos também para a direção do MV, os jogos de câmera estão muito bons meeesmo, transições que dão até orgulho. Ah, e o que dizer do carisma de Youngjae? 


Enfim, comeback: 10/10 com toda certeza.





5. - AESPA - Black Mamba





SM destruindo o capope em 3, 2, 1... rs. Rapaz, nesse ano tivemos um debut mais diferenciado que o outro. Confesso que eu queria fazer os tops de músicas, utilizando somente comebacks, mas realmente não dá para deixar Black Mamba de lado. O AESPA fez um debut excelente em todos os sentidos, calou uma pá de gente que estava criticando as meninas. Elas entregaram bons vocais, uma boa música, um bom MV e uma boa coreografia barra performance. Vejo um caminho brilhante para essas meninas.

Não falarei muito sobre o conceito do grupo, até porque não manjo muito disso, mas o AESPA tem uma identidade meio virtual/futurística. Cada integrante do grupo, possui um avatar que interage com elas e assim dá vida a esse novo universo "ésseemiano". Segundo a tia wikipedia, "O nome do grupo, aespa, é uma combinação de "ae" composto pelas iniciais em inglês de Avatar e Experience (Avatar X Experience), mais a palavra "aspect" que significa "dois lados", que simboliza "encontrar um outro eu e experimentar o novo Mundo".

Tendeu? :D

Agora falando do debut em si, eu fiquei ansiosíssima para a estreia. Eu assisti ao teaser e aquele "ma-ma-ma-mamba" não saía da minha cabeça, rs. Como previsto, o projeto superou minhas expectativas. Começo falando do MV que é uma verdadeira obra de arte, a fotografia está belíssima, belíssima mesmo. Aquela floresta lembrando o filme "Avatar", um conceito futurístico, a paleta de cores (inclusive a vermelha contrastante com o preto). Cara, um dos MV's mais belos do capope. Minha única ressalva, é uma transição meio estranha da Karina, hue. Quando inicia o refrão e muda para a cena da possessão. Só eu percebi o bug? Ou estou vendo coisa demais? rs. 

Agora complementando o capítulo MV', nada mais justo que falar da coreografia. Aquele refrão me custou uma perna, hehe'. Eu aprendi a fazer a descida até o chão, mas fiquei com dores, não minto. A dança é muito contagiante e legal, seguindo bem o instrumental. Gosto muito da parte da dança da Ningning no início e também da Winter no meio da música (sem contar todo o refrão e aquele final onde elas batem cabelo :D).

Vocalmente falando, todas cantam maravilhosamente bem, seguindo o padrão SM de qualidade. Mesmo a rapper manda muito bem no vocal (Giselle). Mas, se eu fosse escolher um vocal que me chamou muita atenção, seria o da Ningning. Provavelmente ela ou a Winter será a main vocal. Black Mamba não é um farofão, é uma música bem cantada, especialmente naquele pré-final. Fico na expectativa para o primeiro comeback, inclusive, adoraria ver a Giselle mandando um rapzão do mundo synk, hehe'.

Bem, não vou me aprofundar na letra. Ela está envolta de teorias sobre a Black Mamba (acredito que seja a mulher que possuiu a Karina) e sobre o bug do mundo synk, etc. e tal. Mas vale dar uma conferida, tá bem?

Finalizo dizendo que, após muito pensar, refletir e chorar em posição fetal, eu finalmente escolhi minhas bias: Ningning :D


debut: 1000/10.




6. - CLC - Helicopter


"we won't be lonely at the top"





Cara, que música foda! Confesso que eu não conhecia muito o CLC, tampouco acompanhava o grupo, mas cara, depois de Helicopter realmente passei a me interessar mais pelo grupo (e acredito que aconteceu o mesmo com muitas pessoas). O CLC é um grupo gerenciado pela Cube Entertainment, ou seja, o próprio diabo. Desde o início, elas nunca receberam muita atenção da empresa, eles não administravam direito o grupo, tipo, era como se eles mesmos boicotassem as garotas, o que é meio 'wtf?'. 


Depois de muito, mas muito tempo "2000 years later...", as meninas voltaram com esse single maravilhoso e participaram de bastante stages, o que aqueceu nossos corações. Pensamos que depois disso, a boa administração viria, mas adivinhem? Erramoooos. Alguns dias atrás tivemos a triste notícia de que a Elkie estaria deixando a Cube e consequentemente o CLC, pois a empresa já havia mencionado internamente que o grupo estaria em atividade somente até esse ano. Cara, foi um balde de água fria, és.


Mas naquelas, né? Tem males, que vêm para o bem. As meninas não recebiam o que deveriam, e digo monetariamente e humanamente também. 


Agora falando do single em si, Helicopter fala sobre nunca desistir e nunca estagnar também. De sempre buscar mais e mais, buscar o TOPO. 


"vá mais longe do que ontem...

eu quero voar mais alto, nem

que seja por um dia".


"o que eu mais quero, 

é alcançar o céu"


Sabe, acho que fala muito sobre elas também. De suas ambições, de quererem mais, pois elas podem oferecer muito e muito mais, só não têm a chance. 


Sobre a construção da música, ela tem muito do que eu gosto. É muito bem cantada, tem um rap foda pra caramba, um refrão que fica na cabeça e não é uma farofa. Gosto da melodia também, tem uma crescente e variante muito interessante de um refrão para o outro. O ápice, no final, fica melhor ainda quando assistimos a coreografia. Aquela marcha da Sorn no centro, oww, sensacional. E já que entramos nessa parte, só tenho elogios para a dança. Ela combinou perfeitamente com a música, o refrão onde elas simulam uma hélice de helicóptero, ou mesmo a parte da Seungyeon com os dançarinos, a parte da Elkie no centro também (fazendo tipo aquela arminha). Acho que é um ponto muito forte quando nos lembramos do single. Uma coreografia não tão difícil, mas marcante. 


Preciso enaltecer também o rap da Yeeun. Gente, a menina nem respira, rs. Eu realmente curti, acho que deixou a música mais foda ainda. E claro, o que dizer do vocal da bias? Simplesmente perfeito, Seungyeon destruiu, assim como a Seunghee vocal da nação (finalmente ela recebeu linhas marcantes, amém).


Sobre o MV', achei em questão de qualidade, bem superior aos outros. Os clipes do CLC, em minha humilde opinião, eram muito "pobres", não havia investimento algum. Esse, embora não seja nada de outro mundo, tem uma produção e direção melhores, e um cenário mais atrativo. Eu curti. 


Fica aí o pesar de mesmo após um lançamento tão daora, o CLC vir a findar. 


comeback: 1000/10.



"the journey never ends".



7. - TREASURE - I Love You




Lol, quem diria que eu acabaria gostando taaanto dessa música. Quando escutei ela primeira vez, tive um misto de sentimentos, eu achei ela estranhamente - bem estranha - boa. Até nessa altura eu estava bem 'ok', mas o pré-refrão não saía da minha cabeça. Depois, foi questão de tempo para eu me acostumar e curtir a música toda, agora saio cantando "neol saranghae, love you, love you, love yooou" o tempo todo por aí :D

Mas falando um pouco da minha história com o TREASURE, eu não havia curtido muito "Boy", o debut do grupo. Eu achei que o refrão quebrou a música, coisa que também aconteceu com "I Love You", inicialmente. A música caminhava bem, construía uma excelente ponte e pré-refrão e farofava no refrão, hehe'. Só que com o tempo, passei a curtir essas variantes também, tanto é que uma delas está aqui no meu top 10 e a outra recentemente entrou para a minha playlist. 

I Love You tem uma pegada muito gostosa e divertida, acho que gosto dessa vibe. Mas curiosamente, também adoro a parte pesada da música, a mudança para  a parte de rap. Cara, bem padrão YG, os meninos mandaram muito bem mesmo, o TREAUSRE possui excelentes rappers. Vocalmente falando, o grupo também não fica atrás, eu curti bastante os vocais, especialmente o do Jeongwoo, que uau, realmente destaca. 

Agora desmembrando a música em si, ela segue bem uma linha garoto apaixonado, adolescente. Tirei um trecho que resume tudo (e que inclusive, é a coisa mais fofa e linda do mundo).


"meu coração não pode continuar

batendo sem você...

dos pés à cabeça, amo tudo em você"


neol saranghae *_*

Instrumentalmente falando, a música traz aquela sensação alegre que eu disse antes. É muito gostosa e faz uma transição excelente para a parte mais densa da musga. Mas, se eu fosse escolher minha parte favorita de "I Love You", com certeza seria o pré-refrão. Cara, YG trabalha bem demaaaais. 

Sobre o MV, ele está lindíssimo, a paleta de cores, a produção, cenários, tudo muito atrativo, mas o que chama a atenção mesmo é a coreografia, que também me causou estranhamento de início, rs. Aquela dança do refrão é muito doida, hehe', mas hoje já amo-a. Aquele coraçãozinho virou minha religião. E o que dizer daquele break no final? Bem padrão YG de qualidade :D

Por último e não menos importante, minha impressão dos meninos. Bem, eu já tenho meu bias e ele é japonês, hihi. Asahi roubou meu coração, embora o Jeongwoo fique me atentando também (o tal do bias wrecker). Mas no geral, todo uns fofos, dá vontade de guardar em um potinho. Nem Haruto com aquela cara de rapper mal encarado, escapa da fofurice :D


bem, comeback: 1000/10.




8. - STAYC - So Bad



Que surpresa mais linda. Eu não conhecia as integrantes do STAYC, tampouco o projeto, mas fiquei maravilhada com esse debut. Digamos que eu estava navegando pela interweb e me deparei com uns post's com os stages da semana. Eu escutei apenas um trecho da música e ela ficou na minha cabeça por muito tempo, até que resolvi criar vergonha na cara e procurar a música no YouTube. 

A primeira surpresa que tive foi com a Sumin, que inclusive se tornou minha bias. Uau, fiquei de cara com o timbre dela e mais de cara ainda por a música começar com uma pessoa com a voz mais grave. Não bastasse esse tombo, veio a J com um vocal mais grave ainda, posteriormente :D

Entrando na parte técnica (mas não tão técnica assim) da coisa, O STAYC é um projeto da premiada dupla de produtores "Black Eyed Pilseung". Para quem não sabe, esses caras cheiram à sucesso, eles são responsáveis por grandes hits do Sistar, Twice, Miss A, Apink, entre outros. Só para tu ter ideia, segue as titles: "Cheer Up", "Fancy", "Touch My Body", "Only You", "TT", "I Like That", "I'm So Sick", etc.  (os caras têm dedo até em Fiction do BEAST). Caso tu queria dar mais uma olhada, segue a lista.

Com uma bagagem dessas, era de se esperar o estouro do STAYC, sem descredibilizar as meninas, claro. O sucesso se dá por um conjunto de fatores. Divagando sobre "So Bad" em si, a música tem um instrumental que lembra %% do Apink, por exemplo. Não é igual, mas tem aquele toque dos produtores. Eu particularmente, embora adore toda a construção de "So Bad", fico realmente inebriada com o instrumental da música, especialmente na parte da Isa, onde há todo um toque mais sensual (??), hue, até me dá uma vibe meio "Coffee and Vanilla" (saudades, Dori Sakurada).

É como se fôssemos levados a outro lugar. Sobre a letra, tem aquele conceito voltado ao girl in love, mocinha apaixonada, descobrindo o amor. Há muito sentimento envolvido, mas há certa dúvida "barra" relutância, também. 


"você roubou meu coração, 

eu preciso do seu amor, 

espero que você sinta o mesmo

eu te quero tanto, é tão ruim

mantenha-me mais perto e eu

nunca irei embora".


Já o MV, dispensa comentários. Simplesmente lindíssimo. A plataforma com aquela vibe meio "galáxia" ficou simplesmente perfeita. As cenas individuais também, a paleta de cores, os figurinos - especialmente o da Yoon de peruca azul, estilo garota de anime, rs. O que posso dizer como um todo é que foi um excelente debut, tanto é que está no meu top 10 do segundo semestre e eu vejo um caminho brilhante para essas meninas, que inclusive, são visuais da nação, hein? Ô gente bonita :D





9 - Enhypen - Given-Taken






É, rapaz. Enhypen chegou chegando, viu? Confesso que não assisti o I-Land, então eu desconhecia os participantes e ganhadores. Eu sabia que esse grupo estaria para debutar, que sim, eu iria acompanhar a estreia, mas somente isso. Eu imaginei uma vibe bem TXT e acabou que veio sim, meio misterioso, mas um tanto diferente. Não manjo aí de teorias, rs, mas parece que tem todo um lado vampiresco aí na coisa, né?

Eu lembro de estar em casa no dia do debut e de ficar muito surpresa com a construção. Foi um passo arriscado, debutar um grupo com um title nessa pegada, mas particularmente falando, eu simplesmente amei. Não é um conceito animado e colorido e também não é um conceito bad boy da porra. É conceitual. É um conceitual muito bem cantado e conduzido. Eu vi e revi esse MV diversas vezes ao longo da manhã, rs, eu sempre procurava o garoto dos teasers no MV, que no caso descobri posteriormente ser o Jungwon, meu bias. 

Given-Taken tem uma aura filme de terror - e não digo só pelo MV - o próprio instrumental nos dá essa sensação em dados momentos da música. Uma crescente sombria, misteriosa, desconhecida - que casou perfeitamente com a parte vocal e MV. A cena do Sunoo no início, muito dark trevoso das trevas, ow, me assustou, embora tenha me encantado também, hehe (ouvi bias wrecker?). O music video foi muito bem produzido e a corgeografia, cara, sem comentários. O refrão, onde o Sunghoon e o Jay entram é simplesmente sensacional. 

Divagando sobre a letra, ela dá mais vida ainda às diversas teorias que circulam. 


"estou indo até você,

e assim juntando dois mundos 

(meus olhos se tornaram vermelhos) 

estou indo até você, e

 chegando nesse novo mundo 

(olhe minhas presas brancas)"


Depois de assistir ao debut, comecei a procurar mais sobre o grupo e acabei encontrando aí o mini album e infelizmente a música que eu queria não era de fato uma música :(. Gente, "Outro: Cross the Line" daria uma música aterrorizantemente boa, hue, estou decepcionada. Mas espero muita coisa do grupo, tenho certeza que eles serão um dos grandes grupos dessa nova geração, eles entregaram outras músicas bem interessantes, "Let Me In" é sensacional e "Flicker" também não fica atrás. 

Sobre os integrantes, cada um me conquistou de uma forma, os rappers (empolgada aí por raps do Ni-ki), os vocals, todos. E bem, preciso expressar aí que sou muito fã girl do Sunghoon, ele faz uma excelente função de bias wrecker, mas o Sunoo tá ali lado a lado com ele, hehe. 


10/10





10 - Everglow - LA DI DA



"Eu não tenho tempo para os que me odeiam, 

então pare com isso agora!

Eu estou tipo: "La di da la di da da la di da di da".



"Eu nem escuto o que eles falam,

eu simplesmente ignoro tudo.

Eu estou tipo: "La di da la di da da la di da di da".



Essa é para os haters! Haha, Everglow de fato, nunca decepciona. Confesso que eu estava com a expectativa lá em cima, para este comeback, mas não necessariamente por ser o Everglow, mas sim, pelo conceito proposto para esse retorno, essa pegada dance 80's, meio futurística - pelo ponto de vista da galera que viveu naquela época. Os teasers já nos mostravam essa estética e o trabalho final realmente não me decepcionou, elas entregaram até mais do que foi proposto :D


Com essa pegada animada nos remetendo aos incríveis anos 80, o Everglow trouxe uma música diferente, muito bem cantada e com uma pitada de nostalgia. Eu particularmente, curto muito músicas e bandas com pegadas New Wave e Synthpop, então foi uma delícia experienciar este comeback. O MV com cenários em preto e branco em contraste com aquele neon meio discoteca, as próprias cenas em que intercalavam o preto e branco com cores quentes, uau, lindo. A fotografia e figurinos aqui, foram realmente muito bem trabalhados (assim como a coreografia que, nossa, muito viciante).


Papeando sobre a música em si, La Di Da é mais cantada que os comebacks anteriores, melhor distribuída vocalmente falando e possui uma letra poderosa e importante para o grupo, é uma mensagem direta para as pessoas que criticam o trabalho das garotas ou elas como pessoa. Sua construção parece um ápice total, mas quando chegamos a este de fato, ficamos extasiados. Há também partes específicas da música, que me encantaram por demais, como por exemplo, a ponte da Onda, o vocal da Sihyeon de 2:54 a 2:58, seguido pela linha da Yiren... uau, sensacional. A Sihyeon eleva o trem a outro nível e a Yiren dá uma quebra de ritmo maravilhosa. Cara, é isso, essa parte é perfeita. Não poderia deixar de mencionar também o dance brake, aquele "ooooh", seguido da parte cantada da Aisha (This one's  for the players and the haters, I don’t give a what)... ooow, nostalgia da porra :D


Falando de vocais, todas entregaram muito bem, mas Sihyeon está simplesmente impecável, sua voz teve muito destaque na música e isso é gratificante (sim, estou totalmente pagando pau para  a Sihyeon nesse comeback).

O Everglow veio com uma proposta bem ousada e diferente e isso desencadeou uma série de comebacks de outros grupos seguindo a mesma linha. O K-POP 2/2020 entrou de vez nesse mundo do dance e synthpop, mas para mim, LA DI DA  foi a melhor música nesse estilo em 2020 - quiçá, a melhor música de K-pop do ano (em minha opinião, claro). Digo ainda que essa ousadia foi muito feliz. O Everglow é um grupo relativamente novo e procurou sair de sua zona de conforto fazendo isso com extrema maestria. Alguém ainda dúvida de que elas irão dominar a nova geração?

E só uma palavrinha para os haters: elas não têm tempo para vocês, agora elas estão colocando tudo de lado. Elas estão tipo: la di da, la di da, la di da di da. 


:D





Menções Honrosas & Finalização


Ai, gente. Como foi difícil fazer esse top 10. Eu fiquei em dúvida sobre muitas músicas, se deveria colocar x em lugar de y, etc. e tal. Esse segundo semestre de 2020 foi muito louco, tivemos excelentes comebacks e debuts, tipo, para mais de 10 com certeza. Para se ter ideia, eu entrei no fandom de Loona por causa de Star, eu realmente sou apaixonada com essa música, mas infelizmente não pude colocá-la na lista :(

Outros nomes interessantes são "Not Shy" do ITZY, "Feel Good" do Fromis_9, "Jungle" do CIX, "Lovesick Girls" do BLACKPINK, 'Nunu Nana" da Jessi... :(

E talvez estejam estranhando a ausência de Home;Run do Seventeen aqui, rs. Eu sou muito fã girl do 17, sou carat de carteirinha, mas curiosamente falando - ou não - não curti essa title. Eu escutei o Semicolon e não foi meu album favorito. Para se ter ideia, baixei somente Do Re Mi da maknae line. Eu não acho que foi um album ruim, só não curti a pegada mesmo, inclusive, meu problema com a title talvez seja justamente o estilo jazz, que realmente não curto. Como uma boa carat, fico na torcida pelos meninos e aguardando ansiosamente um próximo comeback :D

E bem, fico por aqui. Espero que você tenha gostado, mas se porventura discordar de uma ou outra coisa, está tudo bem também.

Agora em 2021, talvez eu não faça mais esse tipo de postagem, eu demorei uns 2 meses para terminar essa, tanto que é março de 2021, rs, eu realmente tive dificuldade em finalizar esse artigo. Pensarei em novas formas de papear sobre minhas músicas favoritas, então a gente se vê por aí. Bom dia, boa tarde e boa noite.


:)











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San