Pular para o conteúdo principal

Diário de uma Paixão



Olá, papeadores de plantão! Como está o domingão? Espero que bem. Bom, hoje estou passando rapidamente para relembrarmos um clássico do cinema e, também, do grande escritor Nicholas Sparks: Diário de Uma Paixão. 

Eu assisti esse filme pela primeira vez há muitos anos atrás e lembro-me de ter amado e chorado muito. Hoje, tirei o dia para reassistir alguns filmes do passado e The Notebook caiu na minha lista. O ruim de reassistir filmes, é que já sabemos o que vai acontecer, mas isso acaba dando um novo ponto de vista também. Neste caso, eu já sabia totalmente do plost, então valeu mais pelo lindo e sofrido romance do casal. 

The Notebook tem uma fotografia lindíssima, excelentes atores e roteiro. Ambientada nos anos 40, o filme tem uma ambientação reconfortante, o que adoro. Li um comentário também sobre a paleta de cores usada em determinados momentos e acaba fazendo muito sentido também.  Mas bom, não entrarei na parte técnica da coisa, rs, irei papear sobre o filme e sobre minha visão dele. Particularmente falando, acho-o divinamente lindo :)





The Notebook tem uma belíssima e sofrida história de amor. O filme começa em um asilo, onde um senhor começa a ler uma estória para outra moradora do lugar. Esta estória, fala sobre o casal Noah e Allie, que viveram um lindo amor de verão. Eles se conheceram em um parque de diversão e depois de muitas investidas de Noah, Allie finalmente aceita sair com ele, nascendo assim uma linda paixão. O casal passa o verão todo praticamente juntos: sempre se vendo e vivendo uma paixão avassaladora. Em uma noite, porém, eles visitam um casarão abandonado e Noah, lhe diz ali, que pretendia comprar aquela casa e que a reformaria para eles então morarem nela. Allie lhe diz que gostaria de um local para poder pintar e assim surge um grande sonho em conjunto e uma linda promessa que perpetuaria esse amor. 



Mas, como nada é perfeito, assim como a estação do momento, o relacionamento deles tem um precoce fim, com a volta de Allie para a cidade grande. Mas antes da ida, o casal tem uma feia discussão sobre o futuro de ambos, muito pela oposição dos pais da moça também, que diga-se de passagem, é rica e culta, diferente de Noah, que tem uma vida mais simples. 

Sem conseguir se despedir, Allie vai embora e Noah envia para ela várias cartas durante um ano, mas sem receber quaisquer respostas, decide parar. Posteriormente, ele acaba sendo convocado para lutar pelo seu país na guerra, já que o filme é ambientado nos anos 40, ápice da Segunda Guerra Mundial. Nesse mesmo tempo, Allie está estudando, mas também servindo como enfermeira ajudando soldados feridos. Ali, ela conhece seu futuro noivo, Lon Hammond, um soldado rico e de boa família. 

Prestes a se casar, Allie acaba vendo no jornal, uma foto de Noah em frente ao casarão todo reformado: branquinho como eles sonharam. 





Confusa, ela retorna para a pequena cidade de Seabrook para ver Noah e assim a chama do amor reascende. Eles conversam muito, bebem, relembram do passado e Allie vai embora ao anoitecer, mas ficando de voltar bem cedo no dia seguinte, pois Noah queria levá-la a um lugar. Como combinado, na manhã seguinte Noah a leva para passear de barco em um lindo lago cheio de cisnes (ou patos, hehe) e essa cena é lindíssima (quem viu o filme lembra de quando Allie, na praia, havia dito que fora um pássaro em sua vida passada). Porém, o tempo fecha de uma hora para outra e eles decidem voltar para casa, mas são apanhados pela chuva no meio do caminho. Já fora do barco e encharcados, Allie se vira para Noah e pergunta: "Por que não me mandou nenhuma carta?" e assim eles descobrem que na verdade, as cartas nunca chegaram para Allie, na verdade, sua mãe escondia todas. Depois disso, eles matam a saudade e vivem uma linda tarde e noite de amor :D




Entretanto, todavia, não demora muito para a realidade bater à porta. Em uma manhã, Noah sai para comprar o café da manhã e a mãe de Allie aparece no casarão. Elas têm uma breve discussão, onde sua mãe confessa que escondera as cartas de Noah. Posteriormente, elas saem de carro. Sua mãe à leva a "fábrica" de madeira e lhe mostra, emocionada, um antigo amor que teve. Assim, ela deixa o caminho livre para a filha e devolve as cartas que ficaram guardadas por 7 anos. 

Quando Allie volta para o casarão, Noah a confronta sobre sua decisão: com quem ela ficaria? Confusa quanto a sua decisão, ambos têm uma discussão que me fez chorar em posição fetal, rs. 


"- Ficar com você? Por quê? Olha só pra nós, já estamos brigando! - Diz, Allie
- É o que fazemos. Brigamos. Você fala quando estou sendo desgraçado e arrogante, e eu falo quando você está sendo uma chata irritante. Que é o que você é 99% do tempo. Eu não tenho medo de magoar você. Fica chateada por uns 2 segundos e em seguida volta a fazer a próxima coisa irritante.
- E daí?
- E daí que não vai ser fácil. Vai ser muito difícil. E vamos ter que trabalhar nisso todos os dias. Mas eu quero fazer isso, porque eu quero você. Eu quero você para sempre. Você e eu, todos os dias."


Esse diálogo é incrível. Mostra que o amor deles não é perfeito, que é bem imperfeito, aliás, que eles brigam muito, discordam de muitas coisas, mas que se amam muito e têm vontade de fazer o relacionamento e as coisas darem certo. The Notebook é sobre um amor tão forte e verdadeiro, que sobrevive as mais diversas adversidades, como a do plot, que já direi de uma vez: o senhor que conta a estória para a senhorinha no asilo, na verdade é Noah - e ela é Allie, que sofre com uma doença que a faz perder a memória. Noah sempre conta a história deles para ela, com a esperança de fazê-la se relembrar dele e de tudo. 

Os anos passaram, eles constituíram família, passaram por mais essa adversidade e estão sempre juntos. Quem não quer um amor desses? Forte e verdadeiro o suficiente para suportar quaisquer coisas? 

Bem, nem preciso dizer a decisão da Allie jovem, né? Rsrs. Terminou o noivado e ficou com o amor de sua vida. The Notebook é uma belíssima adaptação do livro de Nicholas Sparks e acho que é minha favorita - embora eu ame "Um Amor para Recordar" também. É um filme que eu recomendo e que já adianto para pegarem uns lencinhos, hehe.






E bem, falei que não ia papear demais e olha só, rsrs. Amanhã é segunda-feira e tudo começa novamente. Desejo uma ótima semana a todos nós. Caso a gente não se veja, 


Bom dia, boa tarde e boa noite :D



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San