Pular para o conteúdo principal

1 mês, 1 livro

 




Opa, serase que a ademira está lançando uma meta de leitura para este ano de 2022? Serase sim, papeadores de plantão :D. Bem, desde pequena, sempre fui uma leitora assídua, mas com a vida adulta, obrigações e rotina corrida, eu fui perdendo o hábito da leitura. Entretanto, todavia, eu quero voltar a alimentar esse hábito, porque além de saudável, amplia a nossa mente em todos os âmbitos possíveis. 


Retomar ou começar uma rotina de leitura, não é fácil, ainda mais quando não conseguimos focar somente no livro e estória. Qualquer estímulo externo, te desconcerta por inteiro. Mas só começando, para enfrentar esse empecilho. No início não é fácil, mas uma hora vai. O ideal é começar de pouco em pouco e pegar um livro que chame muito a sua atenção. 


Eu, como estou recomeçando, consigo me focar até bem, mas confesso que o celular do lado é a própria perdição. Decidi, ao menos nesse mês de fevereiro, me livrar de redes sociais viciantes e destrutivas e focar somente nos hábitos saudáveis, como a leitura. O meu projeto literário de 2022, na verdade já começou. Consegui terminar uma leitura em janeiro e estou com outra em andamento agora neste mês. Mas sem mais enrolas, que tal papearmos sobre a listinha?



1 - Janeiro

Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling





Quem me conhece, sabe que sou uma potterhead de carteirinha. Como tal, possuo o box de livros da saga Harry Potter, mas como esperado, eu não havia lido nenhum dos livros. Disposta a recuperar o hábito de leitura, decidi mergulhar de cabeça no mundo literário desse universo maravilhoso, porque eu sabia que iria adorar e que seria então mais fácil, de eu focar e manter essa rotina. Dito e feito, consegui concluir em janeiro, o primeiro livro da saga e posso dizer que foi uma excelente escolha. A leitura é tão mágica, quanto o filme, e a escrita da excelentíssima J.K. Rowling é fantástica. 



2 - Fevereiro

Mindhunter Profile, Robert K. Ressler, Tom Shachtman






Esta leitura está em andamento e, o que posso dizer, é que estou simplesmente fascinada. Eu sou a doida do ID Investigação, Freak TV e afins, rs, então eu curto muito esse universo de casos criminais e serial killers. A mente humana me fascina. Esta versão de Mindhunter (acredito que tenha outra, não tenho certeza), é o início dos estudos e elaboração de perfil psicológico de criminosos seriais. Deixarei uma sinopse retirada do queridinho Skoob:

"Mindhunter Profile: Serial Killers leva o leitor para dentro do escritório do FBI e das salas de entrevistas com assassinos violentos e mostra passo a passo a forma como Ressler propôs seu modelo de análise e sua catalogação desse tipo de criminoso, o que fundamentou o trabalho de investigação dos agentes que é feito até os dias de hoje. O texto dinâmico e informativo de Ressler e Schachtman apresenta ao leitor a compreensão dos protocolos do FBI, da polícia e da ciência comportamental, além de mostrar a introdução de técnicas inovadoras que surgem para gerar mais pistas para as investigações. Como a citação de Nietzsche que Ressler usa de epígrafe, em Mindhunter Profile o leitor também é convidado a olhar para esse abismo, encontrar formas de enfrentar esses monstros e entender como não se tornar um deles".

Sério, se assim como eu, você curte esse tipo de conteúdo, adicione esse livro na sua lista. Eu não terminei de lê-lo, mas até o momento, tem sido uma leitura fantástica.


3 - Março

Harry Potter e a Câmara Secreta, J. K. Rowling





Este deveria ser o livro de fevereiro, se seguíssemos a lógica, hehe, mas Mindhunter Profile pulou na frente. Na realidade, eu comecei a ler A Câmara Secreta, mas dei uma pausa para ler o livro que estou lendo agora. Então em março, com certeza esse será o próximo livro. A estória dispensa comentários e apresentações, assim como os próximos livros da saga :)



4 - Abril

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, J. K. Rowling





5 - Maio

Harry Potter e o Cálice de Fogo, J. K. Rowling





6 - Junho

Harry Potter e a Ordem da Fênix, J. K. Rowling





7 - Julho

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, J. K. Rowling







8 - Agosto

Harry Potter e as Relíquias da Morte, J. K. Rowling






9 - Setembro

O Hobbit, J. R. R. Tolkien





É claro que deveria ter uma obra do professor Tolkien. Se tem outro universo que amo de paixão, é o universo de O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Lembro-me de assistir a toda a trilogia de LOTR e ficar encantada, então logo surgiu a curiosidade e vontade de também assistir à trilogia de O Hobbit, mas por algum motivo, eu nunca a assistia de fato. Um dia, andando por uma grande loja da cidade, encontrei o livro na sessão literária e decidi que era a minha chance de mergulhar na história: eu leria ela e depois assistiria à trilogia. Confesso à vocês que também iniciei a leitura e parei, hehe, mas não porque não estava gostando, mas sim, porque eu ainda estava retomando o hábito de leitura, então era um momento complicado. Entretanto, eu quero sim, retornar com este livro, porque o que li foi o bastante para me deixar super interessada, sem contar que, a escrita do professor Tolkien, digo com tranquilidade, é a minha favorita. Ele tem um jeito de escrever tão leve e interessante, que é impossível não ficar imersa no livro. Então setembro, me aguarde! 



10 - Outubro

O Morro dos Ventos Uivantes, Emite Brontë






Um clássico, né, amigos? Confesso que só me interessei pela leitura, após assistir o filme, versão com o Tom Hardy e sua esposa, Charlotte Riley. Vi muitos comentários sobre essa leitura, sobre o romance não muito, digamos, saudável, entre Cath e Heathcliff, mas como adoro romances, decidi embarcar nesse clássico sim. Para outubro, irei preparar minha mente para essa bomba, rs. Ah, mas engana-se você se acha que conheci a estória por conta do filme. Na verdade, não lembro bem também se foi pelo fato que contarei agora, rs, mas há anos atrás conheci a música "Wuthering Heights", da Kate Bush, na versão do Angra. Cara, foi paixão a primeira escutada! Essa música nunca mais saiu da minha playlist <3


11 - Novembro

Uma vida interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado, Alice Sebold






Quem me conhece, sabe que meu filme favorito é "Um Olhar do Paraíso", de 2009. Esta é uma história que me emociona muito, mas ao mesmo tempo, também me encanta. Não é de se admirar que eu tenha comprado o livro que originou o longa. Eu tenho esse livro há anos, mas é de fato outra leitura que nunca consegui concluir. Eu tive uma experiência de abandono literário - realmente um abandono - com outro livro da Alice Sebold, "Quase Noite", e talvez isso tenha influenciado um pouco, não sei bem. Porém, quero que novembro seja o mês em que irei ler o livro que originou meu filme favorito. 



12 - Dezembro

O Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos




"E foi assim que eu ganhei a minha roupa de poeta. 

E eu fiquei lindo! ".


Pra variar, outro livro que comecei a ler e não terminei. Acredito que o que me levou a parar com a leitura, foi a rotina corrida, juntamente com a falta de hábito de leitura na época. Este é um livro nacional muito lindo e cativante - até onde li - e pretendo sim, dar continuidade à leitura. Em dezembro estarei de férias e viajando, então acredito que será uma excelente pedida para ler enquanto descanso e relaxo. O que você acha? 


Bem, espero que em 2022 eu possa ler todos estes livros e que, quem sabe, eu leia até mais! Não é impossível de se ler mais de um livro em um mês, tem quem leia vários, mas considerando minha reinserção neste mundo, rs, é melhor eu não aumentar tanto assim a meta, hehe. No final do ano - ou melhor, no início de 2023 - iremos ver no que deu. Me desejem sorte.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San