Pular para o conteúdo principal

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos






25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas. 


Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal, ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo).


Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas).


Sem mais delongas, simbora :)




Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYANG, com sua maravilhosa colaboração com a LISA em 'SHOONG!'. Também há o debut da JISOO, que dividiu opiniões, mas eu particularmente amei. Achei que super combinou com ela. 


GOT the BEAT me pegou também com STAMP on IT, eu ficava repetindo aquele 'cucucuru' (KKKKK) pra cima e pra baixo, hahaha. Percebi agora também, que MOONLIGHT SUNRISE do TWICE ficou sem avaliação (naquelas). Classificando agora, dou 3 estrelas. 


Sobre SET ME FREE pt. 2, KITSCH e YOUNG, DUMB, STUPID: simplesmente não dá. DICE foi o último comeback do NMIXX que gostei (e amei 'Cool') e KITSCH é a música ruim da carreira do IVE (as rainhas não saíram ilesas). Sobre o debut do Jimin: LIKE CRAZY >> ABISMO > SET ME FREE pt. 2.



AESPA com dois extremos no meu coração: WELCOME TO MY WORLD e SPICY. Uma amo, a outra detesto :D


Também tivemos o retorno do EXO com CREAM SOOOODA, sem o Yixing, para variar (mas ainda assim, reis do vocal). Tivemos o debut do MISAMO (comentarei no final), do menino João Kook e do ZB1 (todos excelentes). Aliás, In Bloom era a música refrescante que precisávamos :'). Mas também tivemos o debut da JIHYO e do RIIIZE. Me dói não ter curtido Killin' me Good porque a JIHYO é tão maravilhosa :( ... e sobre o RIIZE, sendo bem sincera, não curti o conceito do grupo. Real. 


Tivemos os retornos de JEON SOMI, EVERGLOW E JENNIE. FXXKED UP da SOMI é melhor que a title, convenhamos. Sobre o EVERGLOW, SLAY é um bom comeback, eu gostei de cara. Já YOU AND I da Nini, eu achei bem morno, nem lá nem cá.







IVE com BADDIE é muito 8 ou 80, haha. De primeira odiei. De segunda, asmei <3. Agora a surpresa mais louca do KPOP para mim em 2023 (musicalmente falando) é MACARONI CHEESE. WTF, ashuahsushshs. Adoro como ela é simplista, mas ao mesmo tempo diferente. Com aquele hip hop marcado, mas falando de Macarrão com Queijo, haha. 


E novamente in love com WAYV. Incrível que quando eu pego para escutar alguma música da unit, eu saio total apaixonada e viciada. Aquela melodia de ON MY YOUTH...


Com Perfect Night do LE SSERAFIM, eu gostei de segunda (e depois de muito tempo). Na época não liguei muito para a música, mas ela tem algo meio nostálgico, não sei explicar. Sabe, o LE SSERAFIM tem crescido cada vez mais para mim, no início realmente não curti o conceito do grupo, pior debut ever, mas do primeiro comeback pra cá foi só sucesso. 


STRAY KIDS, RED VELVET, DREAMCATCHER: morno (e o foda é que amo demais esses grupos). Já MUST BE NICE uma grande surpresa. Meu BOYS PLANET está vivíssimo <3








Sem suspense, esse  é meu TOP 10 sofrido. HAHAHA, é lógico que teria SEVENTINHO e XG. E bem, as músicas não estão organizadas por ordem de preferência e eu não repito grupos (somente uma música de cada, para ser mais justo). Foi bem difícil para mim escolher apenas 10 músicas como as minhas favoritas do ano e H1-KEY quase entrou, então se fosse um TOP 11, ROSE BLOSSOM estaria aqui (uma grata surpresa). 



  • XG: PUPPET SHOW
    Gente, 2023 foi o ano do XG, vamos combinar. SHOOTING STARS, LEFT RIGHT, GRL GVNG, mais umas duas que não curto e a escolhida de hoje: PUPPET SHOW. O trabalho do XG é incrivelmente bem feito, com uma identidade visual insana que vai desde o conceito do grupo à videografia de fato. O mini clipe de GRL GVNG é um primor! (e é só um dos exemplos). Com um ano tão brilhante, e com músicas que tanto amo, foi difícil escolher apenas uma, mas a minha escolhida tem um brilho diferente para mim. Quando escutei PUPPET SHOW pela primeira vez, achei ela um pouco estranha, rs, o refrão R&B me conquistou de cara, mas as outras partes (exceto a ponte) mais agitadas, me confundiram um pouco, rs, mas de segunda já estava acostumando e na terceira foi só amores. Para se ter ideia, segundo o SPOTIFY, PUPPET SHOW foi a minha segunda música mais escutada em 2023, perdendo apenas para FOREVER do Chris Brown (sou fã de The Office). Essas meninas são babadeiras ou não?



  • SEVENTEEN: SUPER: 
    Acho que me tornei o SONOGONG. 
    Avisa que o SEVENTEEN chegou com o conceito Herói de anime e chegou chutando a porta, a janela, a casa, tudo! Cara, grata surpresa e ao mesmo tempo, não tão surpresa, porque não espero nada além do IMPECÁVEL para o meu o SEVENTINHO. Eles fazem o nome deles! SUPER é enérgica, viciante e otaku. Aqui, nossos diamantinhos nos remetem à jornada do Goku, também conhecido como SON GOKU, KAKAROTO ou SONOGONG, o rei macaco, nosso querido protagonista de Dragon Ball Z. A letra e a coreografia são cheias de referências, como a parte do 'machi doen geot gata sonogong' em que os meninos levam os dedos à testa fazendo alusão à pose de teletransporte do Goku. 


    É muito interessante essa junção SEVENTEEN e Dragon Ball Z, e como eles se enquadram nessa jornada do herói, onde eles precisaram enfrentar muitas batalhas para chegar ao patamar que estão. O SEVENTEEN é um grupo extremamente talentoso e multifacetado, caminhando por diferentes conceitos e brilhando em todos. Muito grata por ser CARAT, por poder acompanhar o crescimento e amadurecimento do grupo e realizada como uma pessoa geek, com um comeback cheio de referência a um dos maiores mangás e animes já produzidos (senão, o maior).



  • IVE: I AM
    Difícil de explicar o hino. I AM tem essa coisa que só o IVE sabe fazer, algo meio nostálgico e inebriante, que te dá vontade de viver (ou pular de um avião), simplesmente uma masterpiece. Eu vejo um futuro brilhante para o IVE, KITSCH foi um erro, mas todo mundo erra (naquelas, hehe). Não irei estender demais, o hino que deveria ser apreciado foi apreciado e consumido com sucesso :D



  • AESPA: DRAMA
    Putz, segura que Savage 2.0 nasceu e nasceu aclamadíssima! B-)
    A música é excelente e tanto as linhas de rap, como as  linhas vocais, têm seu devido brilho. DRAMA entregou um trabalho completo, contemplando dança, videografia, figurino, visuais e uma música marcante e viciante. Referências à Kill Bill, paleta de cor em vermelho e preto, NINGNING sendo a rainha do vocal que merece e Winter sendo a visual do ano com aquele cabelo vermelho bafônico, especialmente, com babyliss. 


    Welcome to my World também foi uma das minhas músicas favoritas do ano, ela poderia ter entrado aqui no TOP 10, mas Drama foi mais marcante para mim como um todo e dado ao contexto de readaptação que eu estava tendo com o conceito e o trabalho do AESPA. 



  • WAYV: ON MY YOUTH
    Não sei lidar com o WAYV. Começo a achar que é a unit do NCT que mais tem a ver comigo, ahshshs. Para contextualizar, eu não acompanho o trabalho do WAYV, conheço músicas pontuais - LOVE TALK, mais precisamente - mas fico extremamente viciada e mexida com as que conheço. LOVE TALK foi uma febre para mim e com ON MY YOUTH está acontecendo a mesma coisa, na real, me arrisco a dizer que está sendo pior, ahshshshs, mais avassalador. Eu não sabia que precisava do WAYV, até conhecer o WAYV. Devo acompanhar o grupo com assiduidade? Estou começando a achar que sim, rs.


    Eles entregam vocal, entregam rap, eles entregam conceito. LOVE TALK e ON MY YOUTH têm essa coisa inebriante, charmosa, um instrumental/melodia intimista, que mexe com a gente e eu adoro. Acho que vou entrar para o fandom, hehehe' (e não é por causa do Hendery... tsc tsc...) :D



  • TNX: LOVE OR DIE
    <3 aquele achado musical que aquece o coração
    LOVE OR DIE é um pop rock mais boy in love, meio sofrência, e eu adoro isso. Eu curto um bate panela, mas também gosto de músicas mais melódicas e essa música é total apaixonante. Os vocais são lindíssimos, destaque para o meu filho Hwi, que tem um timbre lindamente diferente e marcante, além da rap line (que ele faz parte) ser babadeira. 
    O video clipe é mais um acerto, traz essa vibe adolescente, school, pop rockzinha ali no deserto e a coreografia é um show à parte, adoro a parte do refrão. 
    Dêem amor ao TNX :)



  • NEWJEANS: COOL WITH YOU
    Cara, NEWJEANS dispensa apresentações. O grupo chegou do NADA e chegou arrombando a porta. Veio com uma proposta conceitual diferente do habitual e saiu transformando a 4ª geração, muitos grupos começaram a embarcar nesse conceito soft e meio 2000s que elas têm e que eu curto, no geral, mas que não acho que funcione para todos os grupos.  


    Mas falando da minha escolhida, bem, assim como o XG, o NEWJEANS trabalhou pra caramba em 2023. Conseguiu lançar duas pedradas de uma vez: OMG e DITTO, além das posteriores como SUPER SHY, ETA, NEWJEANS e COOL WITH YOU. Foi difícil de escolher apenas uma, mas sempre tem aquela música que tem um brilho um pouco diferente para nós e isso acontece com COOL WITH YOU. Eu adoro o tom vocal das meninas nessa música, a melodia, aquele refrão apaixonante. 


    Entretanto, OMG e DITTO não ficam muito atrás. Elas são lendárias.



  • BABYMONSTER: BATTER UP
    Eu tenho um artigo sobre esse debut aqui no Cantinho, está nesse link. Mas resumindo, eu curti sim, o debut do BABYMONSTER, de início esperava algo meio R&B e Hip Hop e no fim, foi um pouco diferente (mas um diferente bom). Eu acompanhei o reality show, eu sei o potencial dessas meninas e acredito que a YG irá explorar mais as habilidades delas daqui para frente. 



  • MISAMO: DO NOT TOUCH
    Não é que o MISAMO finalmente nasceu? E nasceu aclamadíssimo! Rapaz, vocês têm noção de que o videoclipe dessa música pegou 93 milhões de visualizações (até essa publicação) no YouTube? Uma música em JAPONÊS de integrantes, que, embora japonesas, fazem parte de um grupo de KPOP. É a primeira vez que vejo algo assim. 


    DO NOT TOUCH é elegante e sensual, e o trio combina perfeitamente com esse conceito. São excelentes dançarinas, delicadíssimas e lindíssimas, transmitem com maestria o conceito proposto e eu não consigo imaginar outro, para elas. Naquelas, sabe, eu não sabia que precisava de DO NOT TOUCH até conhecer DO NOT TOUCH, hahaha. 


    O videoclipe é uma masterpiece que só e adoro que ele brinca muito com esse conceito de obra de arte, de algo intocável. E o que dizer dos vocais? Mina e Sana deitaram e a Momo, cara, a Momo comeu a rap line todinha, avisaaaaaaa
    Obrigada, MISAMO <3



  • SEVENTEEN BSS: FIGHTING
    Eu amo uma UNIT (e o que vem do  SEVENTEEN e eu não amo?)
    Socorro que o BSS voltou e voltou borbulhante e esbanjando simpatia e alegria, como era de se esperar, afinal, estamos falando de 3 happy virus: Seungkwan, DK e Hoshi.


    FIGHTING Haeyaji é aquela música alto astral que precisávamos. Não tem como você escutar essa pérola e não dar um sorriso, não ficar animado. Essa música foi uma gratíssima surpresa para o meu 2023 e ela não poderia ficar de fora do meu TOP 10.






Elaborar um TOP 10 está cada vez mais difícil, rs, até porque eu escuto muitas músicas durante o ano, não tem um dia que não escuto música. Por exemplo, escutei demais STAMP ON IT do GOT the Beat e acho TEDDY BEAR do STAYC um ícone, também escutei horrores. Entrariam num TOP 13 juntamente com a já citada ROSE BLOSSOM


Quem sabe, no ano que vem, eu faça um TOP 15? or 20? Fica aí no ar... hehehehe'. Mas como um todo, acho que 2023 foi um ano bem movimentado e produtivo para o KPOP. Tivemos debuts de grupos da BIG3, como o BABYMONSTER da YG e o RIIZE da SM. Tivemos o debut solo da JISOO com FLOWER, tivemos comeback da SOMI, retorno da JINI e da SOOJIN, muitos trabalhos do NEWJEANS e do XG, LE SSERAFIM disparando, ZB1 estreando com êxito, SEVENTEEN quebrando muitos recordes com o FML, JIHYO debutando solo, enfim, os capopeiros foram bem alimentados :D


Acredito que 2024 será também movimentado e minhas expectativas estão sob o BABYMONSTER e o GD. O Baemon depende da YG, então o futuro tende a ser incerto, mas acho que a YG vai fazer o trabalho de casa ao menos nesse primeiro ano de debut. Já o GD, agora sob o selo de uma nova agência, deve agilizar o comeback, se tudo der certo <3 *_*


Sobre o BIGBANG, como V.I.P, acredito que infelizmente o grupo tenha ido de arrasta para cima. Depois dos últimos acontecimentos, com o TOP anunciando sua saída do grupo através de um comentário no instagram e tendo rolado uma possível desavença entre ele e o GD, acredito que o grupo tenha se encerrado de fato. Não acho que vá continuar como um trio, embora o Daesung, o Taeyang e o King possuam uma boa relação. Fica o pesar no coração, mas as boas memórias também. Não pensei que Still Life fosse uma despedida, mas, acabou sendo mesmo. 


E bem, não irei estender mais por aqui, porque o artigo já está grande, hahaha. Levem na esportiva, please. E sabe uma música antiga que me pegou neste ano? Miracles in December do EXO. Ai, como amo. Também escutei bastante Lover like Me da diva CL, lançada em 2021 e SHADOW do Seventeen lançada em 2022 (Face the Sun). Enfim, consumi muito KPOP neste ano e fui nostálgica também :D
Feliz natal a todos e caso a gente não se veja, feliz ano novo também :)







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San