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Retrospectiva do Spotify e outros papos musicais



Dezembro finalmente chegou, o que significa que há muita história para contar — e nada melhor do que contar histórias através da música. Como sempre, a música marcou cada pedacinho do meu ano e, hoje neste post, irei comentar sobre minha retrospectiva do Spotify e também sobre outros assuntos musicais que eu achar interessante. 


Então sem mais delongas (porque lá vem história...), simbora.




Confesso que eu fiquei bem surpresa com o meu top 05 do Spotify. Das músicas que entraram, a única que eu tinha certeza que entraria era "In my dreams with you" do Steve Vai com o Devin Townsend (e na minha cabeça, ela pegaria o primeiro lugar). Eu escutei essa música freneticamente, haha, eu me apaixonei por ela à primeira escutada. 


Mas, olhando para as outras músicas, eu entendo o porquê delas terem entrado. Eu as escutei bastante, eu apenas não lembrava, haha. Hiiragi foi simplesmente a minha música conforto do ano e é mais que merecido ter ficado em primeiro lugar. Me sinto em uma grande viagem, é reconfortante e me dá um turbilhão de sentimentos. Me sinto viva, acho que essa é a sensação. O Do As Infinity tem um som único. 


MBTI do BE'O foi minha maior surpresa, ainda mais pegando segundo lugar. Eu amo essa música, o Show Me The Money entrega grandessíssimas pérolas e MBTI tem aquela vibe caótica e feliz que eu adoro. O BE'O é uma preciosidade também, inclusive super recomendo Limousine e Counting Stars. 


Em terceiro está GODS do NEWJEANS (LOL). Essa música mostrou um novo lado do grupo, saiu daquele Y2K fresh que elas têm e foi para um lado mais poderoso e eu curti bastante. A ponte dessa música é 10/10. 


Em quarto lugar, a já comentada "In my dreams with you" do Steve Vai em parceria com o Devin Townsend. Eu escutei um pedaço do refrão dessa música em um vídeo do Gaveta e isso foi suficiente para me deixar completamente apaixonada — e o resto é história. Essa música faz a pessoa que não está apaixonada, achar que está! Haha. 


Por último e com certeza não menos importante: Hold do Winner. Sabe, eu sempre gostei do Winner, mas acho que neste ano eu me apaixonei por eles um pouco mais. Irei comentar mais sobre eles depois. Sobre Hold, eu amo que ela é super feliz e tem um clipe super bagaceiro, ahshshs, e o vocal do Yoon é sempre um presente aos ouvidos <3



Embora essas músicas sejam muito importantes para o meu ano, outras também tiveram um espaço dentro do meu 2024, afinal, sou uma grande amante de música. Entre meus vícios está BONA BONA, que apesar de ter sido lançada em 2023, acabou não saindo da minha playlist. "you are magic in my mind..." *_*


Em 2024 foi também o ano de descobrir músicas antigas de artistas que gosto há muito tempo. Apesar de eu escutar Los Hermanos há mais de 10 anos, o Velho e o Moço acabou sendo uma dessas músicas. Ela foi um grande achado e vício e se tornou uma das minhas favoritas da banda. Já Right Now do One Direction, eu só conheci neste final de ano e me apaixonei perdidamente. Eu tenho um fraco pelo vocal do Zayn e aqui ele brilha demais *_*. Por último e não menos importante, McFly com Take me There e Corrupted. Eu amo McFly, eu amo o Danny Jones e eu dormi para essas duas músicas e me arrependo :( ... Take me There é o tipo inebriante e Corrupted é agitada e a letra é bem... "but everyone needs to eat..." XD


Save a Prayer entrou com o pé direito na minha playlist  e na minha vida. Cada transição é uma nova paixão. Do pré-refrão para o refrão, do último refrão para o encerramento... escutando Save a Prayer sou transportada para outro universo, é difícil de explicar a sensação e ela é incrível. Aquele instrumental...  "(...) some people call it a one night stand, but we can call it paradise".



2024 também foi um ano de relembrar o meu amor por Tonight, Tonight e, inclusive, eu escutei um bocado do "Siamese Dream" e do "Mellon Collie and the Infinite Sadness" e curti. Ainda nessa pegada de escutar muitas músicas de um único artista, eu não poderia deixar de lado o grupo FLO que foi minha maior descoberta do ano. O FLO é um trio de garotas inglesas que trazem aquele R&B bem 2000s que a gente ama. As bichinhas são talentosas, viu? Eu adoro, especialmente, as músicas Suite Life (Familiar), Cardboard Box, Walk Like This, Losing You e Fly Girl. Aliás, eu estou apaixonada pela Stella Quaresma e eu posso provar XD




Em 2024 descobri muitas músicas lançadas em diferentes épocas. A última música da Taylor Swift que eu realmente curti foi ...Ready for it?; Após, não acompanhei mais o trabalho dela, porque eu também me afastei um pouco do pop norte-americano, pois o kpop acabou preenchendo essa lacuna. Só que 2024 chegou, eu conheci Daylight e eu me apaixonei por cada pedaço dessa música. Eu acho interessante como o amor para a Taylor era red e agora é golden (ou era, porque ela terminou com o namorado da época). Red era intenso, mas acho que no Gold ela encontrou o aconchego e a calmaria que o amor traz consigo, não somente a intensidade. 


Eu também comecei a gostar de Poison da Rita Ora. Eu conheço essa música há muitos anos, só que eu nunca dei muita bola para ela — até este ano. A verdade é que o tempo fez justiça para esse ícone. Também  escutei bastante Maybe, Maybe do A-ha e She Hates Me do Puddle of Mudd. São dois sons bem diferentes, haha, e eu adoro isso. No entanto, apesar de diferentes, ambos falam sobre relacionamento: com a primeira a gente pode sentar e lamentar e com a outra a gente pode extravasar a raiva XD she fucking hates meeeee


Para as "bandas" da Coréia do Sul, eu descobri a icônica Gotta be You, minha então música favorita do 2ne1. Gente, essa música é uma obra de arte, o soft rap da CL, o vocal da Bom e da Minzy... o instrumental *_*


From Home do NCT também foi um achado e tanto e eu amo quando o NCT abusa dos vocais maravilhosos que tem. Eu me sinto reconfortada escutando essa música. Ainda, o "despertar" para a solista BIBI que me conquistou neste ano com KAZINO e Life is a bi...


Winner... Winner marcou meu ano com grandes achados. Eu me viciei em Hold, que muito merecidamente pegou top 05; e também em Fool, Empty e Don't Flirt. Dos grupos da YG, acho que o Winner é quem tem a discografia mais "soft", se é que posso definir assim? E eu adoro essa singularidade do grupo. Hold, por exemplo, é uma música tão divertida, enquanto Don't Flirt é mais good vibes e dá vontade de viajar. Empty é mais anestésica, dá uma abaixada no ritmo e tem um refrão que é uma delícia. Já Fool... Fool é uma perfeita obra de  arte. Para começar do começo, o instrumental já me quebra; segundamente, essa pegada mais melódica e "doída" combinada com o vocal dos garotos, especialmente do Yoon, nossa, faz essa aqui bater forte. Eu amo as músicas animadas do Winner, mas essa tem um lugar super especial no meu coração. Os ornamentos vocais que o Yoon faz no trecho final são de arrepiar. 


 



Chegando no momento kpop 2024, é preciso dizer que a cada ano que passa, eu acompanho menos a indústria, então provavelmente eu perdi grandes lançamentos. 

Como minha memória anda um pouco enferrujada, precisei consultar uma ou outra playlist de músicas de kpop de 2024 e cheguei a conclusão de que não tive muitas favoritas, eu tive músicas que gostei, mas favoritas? Hm, bem poucas. Percebi também, que realmente não acompanhei muito o cenário. 


Como top 10, e não estando organizado em ordem de preferência, eu tenho essas músicas:

  1. AKMU - Hero
  2. NMIXX - Run For Roses
  3. TREASURE - King Kong
  4. G-DRAGON - Power
  5. LE SSERAFIM - Easy
  6. ILLIT - Magnetic
  7. XG - Woke Up
  8. BABYMONSTER - Clik Clak
  9. IZNA - Izna
  10. MEOVV - Meow


Tentando ser justa, as quatro primeiras são as 04 favoritas mesmo, mas sem ordem. G-DRAGON voltou com uma música muito divertida e perspicaz, com jogos de palavras dignos do digníssimo, e que foi muito bem recebida, até onde sei. Eu particularmente amei e confesso que o fator nostalgia pesa muito, desde o KWON JI YONG (2017) que a lenda não lançava uma música solo, então foi uma surpresa maravilhosa. Aliás, tem um álbum dele para sair, tivemos uma palinha no MAMA de uma colaboração com o DAESUNG e com o TAEYANG e foi lindo. Eu vi, eu tava lá. 


NMIXX é uma montanha-russa de sentimentos, ou amo a música ou odeio. Já havia alguns comebacks do grupo que eu não curtia, e RUN FOR ROSES surgiu como um grande e maravilhoso respiro. O instrumental tem uma coisa meio ragatanga (KKKKK), meio árabe, ao mesmo tempo em que poderia, facilmente, fazer parte da trilha sonora de um filme de faroeste, hahaha. Ícone, com vocais igualmente icônicos. 


KING KONG é a minha farofa do ano. O TREASURE promete e entrega além do prometido. Eu estou simplesmente vivendo minha vida e do nada vem na minha cabeça "here we goooooooo", hahaha. Olha, escutei bastante essa música neste ano, a YG não erra nos pré-refrãos e pontes, cara, é um melhor que o outro. Puro amor pela ponte do Asahi. 


HERO do AKMU foi uma grata surpresa, digo, não é difícil de eu gostar de alguma música do DUO ou de algum projeto solo, para mim a Lee Suhyun é uma das melhores cantoras sul-coreanas e pronto. HERO é soft e toca no coração, e aquele instrumental (especialmente na parte do Lee Chanhyuk) tem um quêzinho de bossa nova ou estou viajando? Mas a cereja do bolo é realmente a ponte — que como eu disse mais acima, se é da YG, não tem erro : a ponte é mágica, você se sente em outro mundo, tem algo meio fantástico e, quando você escuta assistindo ao clipe, a coisa escalona ainda mais. Obra prima e, pensando bem, talvez seja a minha favorita do top 10 :)


EASY é realmente EASY de se gostar. O LE SSERAFIM retornou com uma música diferente, não grita farofa (eu gosto e farofas) como os comebacks anteriores e esse respiro foi bom. Aparentemente ela se enquandra entre o trap e o R&B e eu gosto dessa combinação. O foda é que essa não é uma música exatamente easy de ser cantada ao vivo e ela foi lançada na época em que o grupo estava sendo massacrado por desafinar muito. Então foi um lançamento excelente, mas em um momento complicado. 


MAGNETIC, MEOW e IZNA foram debuts que me conquistaram bastante. Eu tinha altas expectativas para o MEOW, mas nem tanta para o ILLIT e o IZNA (porque não acompanhei os survivals show). MAGNETIC nasceu aclamada e massacrada ao mesmo tempo. Por ora, não entrarei no contexto do inferno que essas meninas viveram, todavia, quando digo aclamada é porque esse debut foi perfeitinho e redondinho. Um clipe divertido, para uma música igualmente divertida e apaixonante. Ela fica na cabeça e a sequência após o primeiro refrão é um bombonzinho. Aquele instrumental... 


MEOW entregou o esperado, não superou e nem foi abaixo (na minha opinião). Tem aquele hip hop base que já era esperado, embora não tenha uma linha de rap marcante. É mais simples. A música não é barulhenta, tem um refrão meio-cantado que é bem legal, adoro elas listando várias moedas, haha. E o que dizer do funk no break dance? Bem, as garotas são muito interessantes e talentosas, você facilmente fica vidrado em umas três. Narin me conquistou de primeira, eu gosto muito do estilo dela e do timbre. A Gawon tem uma voz sensacional, é pesada, é bonita. Ella Gross é a Jennie, né? Ela entrega carão e tem uma voz boa. As outras não conheço muito, a de franja canta bem, mas a que intercala com as rappers no segundo trecho ficou mais apagada. 


IZNA tem personalidade, vamos combinar. Debutar com uma música homônima ao nome do grupo não é para qualquer um, haha. Eu sabia que o IZNA tinha ótimas vocalistas, pois assisti uma ou outra apresentação do reality show. Penso que a música preencheu muito bem as linhas vocais e de rap, aliás, eu não estava esperando um rap "poderoso" como o que veio. Achei que seria mais soft, pois a música é... elegante. Ela me dá essa aura intocável. Aliás, o arranjo vocal da Jiyoon no segundo pré-refrão é puro mel. Eu pensei que minha bias no grupo seria a Jungeun, mas a Jiyoon roubou a cena. 


Entrando no campo: grupos que lançaram muitas músicas; — XG. Cara, XG nunca decepciona e isso é fato, todo mundo concorda. Eu gostei de WOKE UP, IYKYK e Rowling e precisei escolher uma para entrar no top 10. Escolhi WOKE UP porque foi mais marcante, todas as rappers brilharam aqui, com direito à Cocona raspando a cabeça, e ainda, Chisa fazendo rap. E o que dizer da dicção de milhões da Maya? Chega a arrepiar. 

Todavia, IYKYK tem um cantinho especial no meu coração. A Juria falando Sayonara é minha religião. 


BABYMONSTER. É, rapaz, a YG realmente está botando essas meninas para trabalhar. Em janeiro tivemos Stuck in the Middle, uma balada muito boa. Já em abril, tivemos o primeiro comeback oficial (ou debut) com SHEESH, que inclusive, eu resenhei aqui no Cantinho. Eu gostei da música, mas achei um pecado não terem usado aquela demo... o refrão com linha de rap iria ser cinema, família. Tinha ficado tão bom :(


Em meados de junho tivemos FOREVER que é um pop dance bem gostoso, e fico pensando em como a YG gosta de um eletro, haha. E bom, em novembro tivemos o aguardado comeback com seu primeiro EP, o DRIP. Já digo que não peguei o álbum inteiro para escutar, mas ouvi um ou outro single. CLIK CLAK abre o álbum e é um hip hop mais cru, uma batida mais simples e não barulhenta. Essa música é composta por 90% de rap, logo, temos também vocalistas fazendo rap: Ahyeon, que já era esperado, mas também a Rami, a main vocal do grupo. A Rami como rapper foi uma grande surpresa e eu fiquei apaixonada. Achei que a voz dela combinou muito com a cadência que o rap pede e fiquei com vontade de mais. Já no final, a música escalona muito rápido para um EDM com pegada eurodance, sabe a parte mais loka de Infinity? Então... 


Depois temos a title track, a DRIP. Confesso que eu esperava algo diferente, achei que seria mais eletrônica, tal como CLIK CLAK, até porque são músicas complementares (salvo engano). DRIP é caótica e dançante e eu fui gostando dela com o tempo. Quanto mais eu escutava, mais gostava. Acho o pré-refrão e a ponte uma delícia, sem contar a high note de milhões da Ahyeon. A coreografia é super divertida, gosto que ela muda conforme o refrão e, minhas únicas ressalvas, são: o clipe não é tão bonito (desculpa, gosto de clipes mega elaborados e adoro um CGI) e a Rora é muito desvalorizada: ela é simplesmente a segunda melhor vocalista do grupo e mal mal recebe linhas (e os cenários dela no clipe são tão... pombo). 


Dos outros singles, gostei de Love in My Heart (um chuchuzinho) e Really Like You. E bem, todo mundo concorda que Woke Up in Tokyo é um crime de tortura? Ademais, achei o remix de Batter Up muito divertido. 




2024 foi novamente um ano bom para o AESPA e elas faturaram o SOTY do MAMA com SUPERNOVA, o que foi super merecido. Particularmente não gosto de Armageddon, mas SUPERNOVA é ouro. Parece que bebe um pouco do europop ou/e eurodance ali dos anos 2000, o instrumental me lembra músicas como Satisfaction do Benny Benassi, por exemplo. Eu acho que esse conceito futurístico combinado com esse estilo de gênero, combina demais com o AESPA, sério, elas seguram muito bem esse conceito. 


XXL do Young Posse também foi um bom achado. Eu já vinha gostando do estilo do grupo desde MACARONI CHEESE (sim, curti a lenda) e aqui em XXL elas brilharam demais, e o sample de Come Back Home do Seo Taiji and Boys foi a cereja do bolo. E os clipes do grupo? É o mesmo nível de bizarrice de Boiler do Limp Bizkit XD


Não poderia deixar de mencionar também Virtual Angel do ARTMS. Eu amei essa música desde a primeira vez que escutei, adoro toda a atmosfera etérea e mágica, e o clipe, apesar de bagunçar seu sistema nervoso, também é lindo. É uma música que poderia entrar no TOP 10, juntamente com IGLOO do Kiss of Life (finalmente curti uma música delas). Adoro aquela dancinha e a linguinha para fora, haha. 


Falando de YG, o ano foi dos artistas do catálogo da empresa e daqueles que já foram um dia. Tivemos o retorno de 2ne1, o que parecia improvável. Tivemos também o bater de asas das membros do BLACKPINK, com a LISA puxando o bonde. Não é segredo que eu detesto MONEY e LALISA, mas ROCKSTAR ficou top demais, mano, e espero que ela continue com boas produções, pois achei um comeback de personalidade e a ponte é muito boa. Utilizar o sample de "New Person, Same old Mistakes" foi bem positivo também.


MANTRA da JENNIE não me conquistou. Eu acho que por ser minha bias, eu esperava algo diferente, acho que eu tinha mais expectativas. Eu queria mais rap, talvez um vocal mais trabalhado, porque a JENNIE canta bem e tem uma voz muito bonita, mas em MANTRA ela foi para um lado totalmente diferente, bem mais farofa, haha. O bom é que a galera gostou, logo, fico feliz pela NINI, todavia a única coisa que achei boa nesse comeback foi a beleza que a gata entregou: BELÍSSIMA, socorro. 


APT da Rosé com o Bruno Mars, todo mundo concorda que foi o ponto alto das blinks, né? Virou hit e a Rosé estava tão feliz naquele clipe *_* ... APT é divertida, entregou um clipe simples, mas igualmente divertido e ainda tem o Bruninho, né, família? Apesar do pré-refrão ser uma delícia, eu amo mesmo é a ponte seguida daquele refrão meio trilha sonora de Gossip Girl, ahshs, me lembrou Don't Wait do The Duke Spirit (mais ou menos em 2:58). Cara, eu imagino muito a Rosé indo para esse lado mais pop rock.  


E por último e não menos importante: BIGBANG dominando o MAMA. Sim, o gigante acordou e fez a plateia de idols acordar também, haha. Impagável ver a felicidade dos idols assistindo a performance do BIGBANG, eles estavam tão animados e é muito difícil idols saírem do "papel" assim. O SEVENTEEN deu o nome, eles são V.I.P.s e eu posso provar, hehe. O AESPA, a KIM TAERI, os rookies como o ZB1 e MEOVV... ah, só o BIGBANG para causar tamanho alvoroço. Sobre a apresentação, começamos com o solo da lenda, teve uma intro com Untitled, 2014 e depois entramos em POWER. O king estava todo estiloso, num look rosa e de coroa. Acabado o solo, fomos presenteados com a inédita HOME SWEET HOME que tem participação das outras lendas, DAESUNG e TAEYANG, e então o palco incendiou. Essa música é um pop dance muito bom e depois eu preciso ler a letra. 


A apresentação depois seguiu para palinhas do próprio BIGBANG, com BANG BANG BANG (icônica e ainda deixaram o refrão do T.O.P.) e FANTASTIC BABY. Érr, aqui a galera meteu o louco mesmo, kkkkkkkk. Procure pelo Woozi e o Hoshi reagindo a essas músicas e verás XD. 


Bem, o BIGBANG tem esse fator nostálgico, um repertório com músicas muito boas e marcantes e ainda são exímios performers. Não tem como ficar parado. Fica o pesar pelo T.O.P. não ter ido, mas provavelmente ele ainda está brigado com o G.D. e ele não quer mais saber do BIGBANG. Acho que não comentei sobre o "anúncio" da saída dele do grupo, então tardiamente, digo que fiquei bem chateada pela forma como aconteceu: ele não teve o tato, a delicadeza, de contar aos fãs da maneira correta, ele simplesmente saiu respondendo os fãs nos comentários do INSTAGRAM e achei uma tremenda falta de consideração, afinal, foram 16 anos como membro do BIGBANG, não 16 dias. Eu entendo ele querer sair e apoio, mas não entendo a forma como ele escolheu tornar isso público. 


Mudando de tópico, agora, preciso dizer que adoro aquela bagaceira de "Solteiros, Ilhados e Desesperados" e a 3ª temporada me fez passar muita raiva. Meu shipp era o Gwan Hee e a Hyeseon, mas ele pisou na bola com ela durante boa parte do programa... quem sabe eu resenhe aqui? Mas eu queria dizer mesmo que: amei que a gata é durona e seguiu plena até o final; e que tive um achado musical nesta temporada e foi Give it All do Feels Like... (justamente a trilha sonora do casal. Acho uma pena eles não terem sido um Nasser e Andressa da vida, um casal de reality que deu certo, com a sua The Saltwater Room eternizada...)


Entrando no campo das polêmicas, difícil falar de 2024 e não falar de NEWJEANS. Quem imaginaria que aquela treta entre NEWJEANS x ILLIT iria escalonar até a saída do grupo, da ADOR? Sendo bem sincera, chegou um momento em que parei de acompanhar essas tretas do NJ, porque cada hora surgia uma coisa. O que me dói é o quão prejudicados os grupos foram. O ILLIT debutou no olho do furacão. 


Olha, de coração, eu não acho os grupos parecidos. Para mim, o ILLIT tem uma aura que vai mais para o fantasioso, chutaria algo como o Oh My Girl? Talvez passando raspando em um WJSN? Sem contar que as meninas têm uma estética mais adolescente, talvez imatura, enquanto o NEWJEANS beira muito ao fresh e Y2K, é jovial, é clean, é cool, mas não tem nada fantasioso ou muito adolescente. Eu acho que sim, ambos os grupos tem uma estética mais simples, mas essa geração toda está seguindo esse lado mais minimalista, né? 


Essa treta, todavia, acabou tirando do tapete toda uma sujeirada, descasos que o NJ estava sofrendo enquanto um grupo da HYBE, salvo engano a MHJ estava toda enrolada também (não tenho acompanhado o caso). Mas até o momento, a conclusão que temos é a então saída do NJ, da ADOR. Espero de coração que 2025 seja um ano mais calmo e frutífero para o NJ e o ILLIT.


Outra treta que pegou todo mundo de supetão foi a saída do Taeil do NCT. Sabe, eu demorei a acostumar com o Taeil, porque na minha cabeça, ele tinha roubado o lugar do Ten no NCT U, ahshshshs, então quando eu finalmente comecei a curtir o cara, ele é expulso do grupo por "acusações de crime sexual". Não entrarei no assunto, até porque não sei o quanto de informação já se tem até a altura deste post, mas fico pensando em como o kpop constrói a imagem do idol, como um ser perfeito e angelical, e no fim são todos humanos. A verdade é que essa imagem que temos dos idols, a imagem que eles deixam que o mundo veja, é puramente fabricada.


E por último e com certeza não menos importante, R.I.P. Liam Payne. Cara, essa aqui doeu, viu? Lembro-me de entrar no YouTube e ver thumbs com a foto do Liam em preto e branco e de ter gelado. Pensei: não é possível...; a verdade é que nós nunca pensamos que um jovem artista irá morrer tão cedo e ainda de forma tão trágica... nós queríamos uma reunião do 1D e tivemos uma perda tão precoce, e antes mesmo de uma reunião... e pensar que o Liam partiu, talvez, sem que algumas diferenças entre os membros tenham sido resolvidas :(


Eu me lembro de quando o One Direction debutou, eu me lembro de me apaixonar pelo Harry Styles e aquele cabelo encaracolado, eu lembro de adorar o clipe de One Thing e eu lembro de quanto eu gostava (e ainda gosto) da apresentação de More Than This (que é uma das minhas músicas favoritas do grupo, juntamente com I Wish). Quando o Zayn saiu do grupo, lembro-me de ficar bem chateada, haha, mas eu já não acompanhava tanto o grupo mais, pois fui crescendo, conhecendo outros artistas e a vida foi mudando. 


Em suma, o 1D fez parte da minha adolescência, eu vi o grupo nascer, nutri um imenso carinho e receber essa notícia foi bem doloroso. Eu espero que o Liam descanse em paz, e ainda, que sua família e amigos sejam reconfortados, que a dor não dure muito tempo, que ela dê lugar para a saudade. Espero ainda que os membros remanescentes do 1D, possam, enfim, resolver suas diferenças.




Socorro que esse artigo ficou enorme xD


Bem, muito justo já que a música move a minha vida. Se você chegou até aqui, um grande abraço, tenha um excelente Natal e Ano Novo e que venha um 2025 próspero para todos nós. 








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