Pular para o conteúdo principal

K-POP 2019 - As 10 melhores músicas



Uau, que terreno arriscado. Há assuntos em que devemos ter muito cuidado e atenção, na hora de falar, e o K-Pop é um deles, ainda mais se tratando de um assunto como este, de apontar as melhores músicas que o gênero teve durante todo um ano. Sabemos que a Coréia do Sul produz muitos grupos e músicas durante uma temporada, fazendo com que 10 escolhas seja até pouca, mas se eu fosse pontuar tudo o que deve ser pontuado também, esse artigo teria 10 páginas, rs. E bom, adianto que essse top 10 é estritamente pessoal, são as melhores músicas na minha opinião, de acordo com o meu gosto. Talvez você não concorde e isso é perfeitamente normal, ok?

E bom, este ranking não está em ordem de melhor ou pior, ele será feito de acordo com a minha memória. Então sem mais delongas, partiu.

1) Fancy



Como falar das melhores músicas de 2019 e não falar de Fancy? Fancy foi um marco na história do Twice, um comeback diferente do que estávamos acostumados e digo que é um diferente sensacional. Fancy tem uma pegada mais madura, a julgar letra, arranjo, instrumental, videoclipe, figurino e dança. Roupas escuras, dança complicada e elaborada e ainda sim, sem perder aquela maravilhosa essência do nosso querido Twice. Arrisco-me a dizer que este é o melhor comeback das meninas, pois mostra amadurecimento e nos prova que as meninas são capazes de fazer qualquer conceito.



2) Wonderland


Ateez é um grupo que não conheço muito, para ser bem sincera. Gerenciado pela KQ Entertainment, o grupo debutou em 2018 e possui oito integrantes, sendo eles: Hongjoong, Seonghwa, Yunho, Yeosang, San, Mingi, Wooyoung e Jongho. Ao meu ver, o Ateez parece ter uma pegada bem mais pesada, é um boygroup forte, inclusive, Wonderland representa bem isso, uma música rápida, com um instrumental muito marcante, e com linhas de rap sensacionais. Entretanto, devo dizer que eu amo a mudança de ritmo, em especial, a parte do membro Wooyoung, que é o ápice da perfeição para mim. Aliás, devo mencionar o fato da voz dele me lembrar a do Haechan do NCT. Sobre o videoclipe, posso lhe dizer que está totalmente à altura da música: bem produzido, com boa coreografia e excelentes visuais. Ateez tem tudo para se tornar um grande grupo.



3) Eung Eung (%%)



Apink é outro grupo que tem se arriscado por outros conceitos - e que tem feito isso maravilhosamente bem. As meninas, que debutaram em 2011, tinham um conceito mais leve e fofo e agora, se aventuram por um lado mais maduro. Essa onda se iniciou com "I'm so Sick", que é uma puta música e teve sequência com %%.  Para começar, devo dizer que sou suspeitosíssima para falar, pois amo essa música em um nível surreal, assim como amo a Bomi, rs. O clipe, é totalmente bem produzido, com visuais excelentes e dança que combina perfeitamente com a música. Aliás, o clipe tem muitos tons de rosas, que agradaram até eu, que não curto muito essa cor. Mas, em suma, Eung Eung é aquela música que não fica velha, que tem uma vibe muito, mas muito boa e uma letra um tanto marcante.



4) Gotta Go



Chungha é sem sombra de dúvidas, umas das maiorias solistas do K-POP. Chegou lentamente e de forma despretensiosa, e foi ganhando a Coréia aos poucos.  Após sair do I.O.I., foi emplacando sucesso atrás de sucesso e Gotta Go é o ápice do ápice. A música é muito atraente, convidativa e tem uma coreografia do caralho. Que Chungha é a rainha da dança já sabemos, mas ela se superou, em Gotta Go. A música em si também merece seus créditos, pois é diferente do que estamos acostumados, possui uma construção muito boa, sem contar aquele famoso "12si" que não sai da nossa cabeça, rs.



5) Icy



ITZY tem realmente mostrado para que veio. Não bastasse o excelente debut com "Dalla Dalla", as meninas fizeram um excelente comeback com ICY.  Cumprindo com a proposta de ser diferente, elas trouxeram uma música com diferentes quebras de ritmo e com dança com variados graus de dificuldade e ainda assim, contagiante. É bem complicado escutar aquele "dadeul blah blah" da Yuna e não fazer involuntariamente, o movimento com as mãos, que caracteriza a dança. Agora falando de letra, elas novamente voltaram com uma mensagem forte, de garotas que não se importam com a opinião alheia. 

"Todo mundo é só blá blá
Falam demais 
Mas eu não me importo...
Vocês podem continuar com o blá blá 
Eles continuam falando
Eu continuo andando"

Sensacional, não? E bem, o que dizer do videoclipe? Ele também trouxe uma proposta diferente, se aventurando para o lado street. ITZY ainda vai nos trazer muitas alegrias, amigos. 




6) Miroh



E mais uma vez, vamos de JYP. 2019 foi o ano do Stray Kids, apesar dos pesares (saída do Woojin). Os meninos emplacaram muitas músicas boas esse ano, como Double Knot, Astronaut, Levanter e a escolhida, Miroh. De início, eu ia escolher Double Knot, mas acho que musicalmente, Miroh é mais completa. A música tem aquele instrumental que nos faz sentir vivos, que traz uma sensação boa, de liberdade ou confiança. Entretanto, devo dizer que gosto muito do lado mais pesado do Stray Kids. Mas finalizando, o Stray Kids sabe trabalhar muito bem todos os conceitos que já tentou, até hoje. Arrisco-me a dizer que é um grupo bem camaleão, assim como as companheiras de empresa, do ITZY. 



7) Bet Bet



Uau. É comeback da nação, que você quer? rs. Com uma pegada mais sexy e com uma melodia e instrumental bem convidativos, O Nu'est emplacou "Bet Bet", marcando também, a volta do Minhyun ao grupo, já que ele estava promovendo com o grupo temporário "Wanna One". O clipe é visualmente muito lindo e tem uma coreografia muito, mas muito legal, eu às vezes me pego tentando fazer a dança do refrão e, claro, falho miseravelmente. Aliás, alerta SPOILER: é o final da saga da princesa. E bom, não sei se é bem um spoiler, rs, mas o que é revelado no final, sim, é, e eu não vou dizer. Entretanto, digo-lhes que deixou o comeback ainda mais especial. Bet Bet definitivamente não poderia ficar de fora dessa lista, por tudo que representa, por tudo que É. 



8) Movie Star



Debut da nação, que fala, né? Cix, grupo recém debutado, emplacou esse puta sucesso em 2019. Movie Star é outra música que não envelhece, sinto que poderia escutá-la em qualquer época da minha vida. É uma música contagiante, sem ser farofa, com uma pegada madura, sexy, mas ao mesmo tempo, viva! Os vocais estão perfeitos, assim como a rap line. Movie Star foi uma bela surpresa, inclusive, a conheci mais no final do ano. Espero de coração que o Cix tenha uma bela carreira daqui para frente. Ah, e não poderia deixar de mencionar, que a voz do Seunghun me lembra muito a do Baekhyun do EXO. 



9) Fear


É óbvio que o comeback dos meus filhos estaria aqui, rs. Inclusive, tem uma postagem somente dessa música aqui no blog: Seventeen: Fear. Bom, resumidamente, a perfeição tem nome e é SEVENTEEN, rs. Os meninos trouxeram um conceito ousado, sexy e poderoso em Fear. Aqui tudo casa perfeitamente: o instrumental, a melodia, os visuais, o videoclipe, a coreografia e a letra da música. Sempre muito conceituais, o Seventeen trouxe novamente um trabalho excelente, mostrando o porquê de ser um dos grandes grupos dessa geração. 



10) Psycho



É vocal que você quer? Então toma, rs. Confesso que eu fui pega de surpresa, porque eu não estava sabendo que o Red Velvet iria fazer comeback em dezembro. Quando abri o vídeo, tomei um grande susto, porque já dei de cara com o puta vocal da Seulgi, juntamente com a Wendy, sem contar aqueles visuais, que pelo amor de Deus, a SM queria matar a Coréia inteira, rs. 

A música é excelente, assim como todos as outras do conceito Velvet, que para mim, é muito melhor que o Red (embora minha música favorita do RV, seja Red Flavor). A verdade, é que as meninas trabalham com muita perfeição, quando pegam esse lado mais maduro e obscuro, sem contar, que seus vocais são melhor aproveitados. Em Psycho Seulgi e Wendy, por exemplo, puderam demonstrar muito bem a potência vocal de cada uma. 

Sobre coreografia e visuais, devo dizer que está tudo à altura da música. Joy logo no início, bem asiática, sem maquiagem pesada nos olhos e aquela pele clara e batom super escuro, já fez com que eu morresse, por exemplo. Esse é provavelmente meu visual favorito do MV, juntamente com o da Seulgi de vestido branco e cabelo preso. 


Já a coreografia, ela ficou muito boa também. Ela é mais elaborada e tem rainha Irene da nação de center. A única coisa que talvez tenha pecado, foi na questão da Yeri, que tem sempre poucas linhas e isso não é compensado com tempo de tela, porque ela tem pouquíssimos também. Eu me estendi aqui em Psycho, porque eu estava pensando em fazer um artigo separado acerca do comeback, mas vou resenhar tudo aqui mesmo, por isso decidi fechar com a música.

Mas em suma, de todos os comebacks que o RV fez no ano, Psycho é de longe o melhor. Zimzalabim é uma farofa bem boa, mas Umpah Umpah não me convenceu.

Finalização

E bom, eu fiquei com um peso no coração de não ter colocado algumas músicas, rs, então irei fazer uma rápida menção honrosa a algumas:

1) x1 - Flash
2) ASTRO - All Night
3) BLACKPINK - Kill This Love

Se fosse um top 13, essas seriam as músicas escolhidas. E bom, BTS não está na lista e me justifico dizendo que não achei "Boy With Luv" tudo isso. É uma boa música sim, mas não uma das melhores. O próprio BTS tem músicas muito superiores, inclusive, Interlude: Shadow que foi lançada agora em 2020.  Já sobre o EXO, eu confesso não ter gostado tanto, dos últimos comebacks do grupo, e acho que o Lay não estar com os meninos, influencia um pouco esse meu gostar/desgostar. Entretanto, preciso escutar " Obsession" mais algumas vezes para ter uma opinião formada sobre a música. Armys e Exo-ls, não me matem, rs, afinal, é tudo questão de gosto, certo? E bom, se serve de consolo, EXO é um dos grupos que mais gosto, assim como BTS. 

E no mais, caso a gente não se veja, bom dia, boa tarde e boa noite.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA

Leituras de 2023

Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada ' 1 mês, 1 livro ' que fracassou completamente :)  —  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca , mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia  — ou l argava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais.  Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  —  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D ______________________________ Fogo & San