Pular para o conteúdo principal

Leituras de 2023





Há dois anos, eu criei uma meta de leitura chamada '1 mês, 1 livro' que fracassou completamente :)  a qual reflete a minha inconstância literária. Quando adolescente (e pré) eu era total ratinho de biblioteca, mas com a vida adulta chegando, as coisas acabaram mudando. Passei de uma ávida leitora, a uma acumuladora de livros. Eu comprava e não os lia ou largava-os pela metade. Isso era bem frustrante, você ter um hábito tão lindo como a leitura e simplesmente não conseguir mantê-lo mais. 


Então mais uma vez, eu tentei retomar o hábito da leitura, mas no meu tempo, respeitando o meu processo. Se eu ler um ou dois livros no ano e conseguir tirar proveito dessas leituras, se de fato, entender a proposta, está perfeito, afinal, não tem a ver com quantidade. A leitura precisa ser proveitosa. 2023 foi um ano mais calmo para mim e consegui finalmente destravar:  então simbora papear um pouco sobre esses salvadores da pátria :D



______________________________



Fogo & Sangue (George R. R. Martin): - Suma 2018


Uau, meu primeiro contato com uma obra literária do George R. R. Martin. Eu sou fã de Game of Thrones, acho o George incrível pra caralho (enrolado, idem) e embarcar na história da família Targaryen foi uma ótima escolha para espantar minha ressaca literária. O livro acompanha a história da família de maneira cronológica, partindo de Valíria, conquistando Westeros e indo até o reinado do Aegon III. 


Então temos muitas tramas, incontáveis personagens e 700 páginas. Foi uma leitura instigante, não dava vontade de parar, mas ao mesmo tempo, me deixava confusa dada a quantidade de personagens que apareciam e sumiam, nomes similares, uma loucura, hahahaha. Entretanto, todavia, é uma leitura ímpar, é uma verdadeira viagem por Westeros, seus reis e seus dragões magestosos. 


10/10


______________________



Uma vida Interrompida (Alice Sebold): - AGIR 2015


Eu resenhei este livro aqui no Cantinho de Papear, você pode conferir clicando aqui. Mas em suma, este livro originou meu filme favorito: Um Olhar do Paraíso. Eu comprei ele em meados de 2016, comecei a ler e abandonei. Só fui concluir a leitura em 2023 e esse livro me marcou imensamente, ele é totalmente instigante e avassalador. Alice Sebold une temas pesados como assassinato, abuso e perda, ao âmbito da espiritualidade e cura  e faz isso de maneira muito delicada e assertiva. Adendo também ao Peter Jackson que teve a mesma delicadeza ao transmitir essa obra para a telona. 


11/10


______________________



A Megera Domada, Otelo, Macbeth (William Shakespeare): - L&PM Pocket | Principis | L&PM Pocket


Eu não pensei que leria Shakespeare um dia e muito menos pensei que gostaria. Estou impactada, rs. Cara, eu pensava que seria uma leitura super complicada e tudo mais, mas eu comi esses três livros. Talvez as versões tenham ajudado? Não sei, é possível, mas as histórias são super interessantes. Eu li primeiro 'Otelo' e sério, excelente escolha. Toda aquela intriga, o gosto amargo que fica no final, um clássico. 'A Megera Domada' é uma dramédia maravilhosa, quem lembra de O Cravo e a Rosa levanta a mão \o. Eu me diverti tanto com essa leitura e essa obra segue como a minha favorita do autor. 'Macbeth' tem uma pegada mais sombria e fantasiosa e é outra grande obra. Quero muito assistir alguma versão cinematográfica, inclusive. É muito interessante como a profecia das bruxas ditaram todo o rumo da história.


11/10


______________________



Fahrenheit 451 (Ray Bradbury): - Biblioteca Azul 2020


Aissh, um clássico distópico. Aiish, queria ter curtido mais. Fahrenheit 451 é um livro pequeno, mas confesso que foi uma leitura cansativa. Alguns diálogos eram intermináveis e não me apeguei muito aos personagens. A história por si só, é de mexer muito com a gente e de nos fazer pensar, toda aquela caça aos livros e leitores, a inversão do papel do bombeiro, a mídia e manipulação. Mas é isso, infelizmente não curti muito. O teor dele, levarei para sempre. Reconheço sua importância e tudo mais, mas não sei se leria de novo. 


7/10


______________________



Pachinko (Min Jin Lee): - Intrínseca 2020

 

Pachinko é uma obra de arte e eu ainda quero resenhar esse livro aqui. O livro conta a vida de uma família sul-coreana, acompanhando três gerações.  Mãe > Filhos > Netos. A história compreende o início dos anos 1900 e segue até meados de 1989, então acaba se relacionando com acontecimentos históricos reais, como a ocupação japonesa na Coréia, a separação da Coréia em norte e sul, a imigração de coreanos para o Japão e as guerras mundiais. Pachinko é um livro duro, porque é muito real: quantas Sunjas não existiram? Quantas famílias coreanas tiveram que fugir para o Japão? Não darei spoilers, mas é um livro que recomendo. Pachinko é sobre amor nos seus mais variados âmbitos, mas especialmente, materno — sobre pertencimento/identidade/pátria e sobre perseverança (além de ser também, uma aula de história) =)


11/10


______________________



O Hobbit (J. R.R. Tolkien): - Harper Collins 2021

 

Pensa em uma leitura super gostosa e divertida? O Hobbit é um livro pequeno e totalmente cativante, não dá vontade de parar de ler. A escrita do professor Tolkien é um primor, eu lembro de me pegar rindo ou com um sorrisão em vários momentos, haha. Bilbo Bolseiro, um grande pequeno hobbit, Sméagol sendo tapeado, Smaug colossal, nossos queridos anões. Eu fiquei me segurando para não assistir à trilogia de O Hobbit, sabe? Queria terminar a leitura primeiro. Depois que terminei a leitura e fui assistir, achei que seria melhor ter ficado só na leitura mesmo :D


PQP, não quero  ser a chata que compara livro com filme, mas um livro desse tamanico virar uma trilogia de quase três horas cada, tem algo errado, né? ashshshhshs. Meteram o Légolas, criaram um romance, Thorin sendo um porre a cada 2 segundos e outras modificações para encher linguiça. PQP, não tankei. A trilogia tem aquela nostalgia, é visualmente deslumbrante como deveria ser, mas é isso, esticaram a obra original que nem chiclete, meteram coisa que não constava no livro e modificaram outras. 


Obra original:

11/10






Bem, 2023 foi um ano muito produtivo para mim, eu pude de fato retomar com minhas leituras, inclusive, estou lendo um calhamaço incrível e que, quem sabe, vá aparecer numa possível lista de 'Leituras 2024' haha. 


Estou muitíssimo feliz de ter passado por cima da ressaca literária e se você, assim como eu, está passando por isso, não desanime: faça as coisas no seu tempo e ritmo, e comece lendo uma obra que realmente vá prender a sua atenção, um tema que você goste bastante, pode ser uma obra pequena. Quando perceber, a leitura terá se tornado um 'hábito' :)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atrizes favoritas

Eu estive pensando sobre o que trazer para o blog este final de semana e acabei pensando: por que não, papear sobre algumas atrizes que gosto muito? Então sem mais delongas, partiu! Saoirse Ronan  12 abril de 1994, Estados Unidos/Irlanda Saoirse Una Ronan é uma talentosíssima atriz de ascendência Irlandesa. Apesar de muito nova, ela acumula muitas indicações a prêmios, inclusive, a Oscar de melhor atriz, meus amigos. Apesar de todos os grandes filmes e papéis que ela desempenhou nos últimos anos, meu amor por ela começou anos atrás, com "Um Olhar do Paraíso",  onde interpreta Susie Salmon, uma garota de 14 anos que é assassinada pelo seu vizinho e que passa a  acompanhar o dia-a-dia de seus familiares e assassino, enquanto perambula pelo limbo.  Aliás, este é meu filme favorito da vida, apesar de triste. Dirigido por Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso foi baseado em uma obra da escritora norte americana Alice Sebold , intitulada: Uma Vida Interr

KPOP 2023: classificando alguns lançamentos

25 de dezembro de 2023 e muita coisa aconteceu no universo capopeano. Quando parei para montar a lista para esse artigo, percebi que acompanhei bem os lançamentos do ano, tanto que minha lista bateu a casa das 80 músicas.  Antes de mais nada, queria dizer que essa é uma lista baseada em gosto musical pessoal , ou seja, não tem a ver com o grupo, tem a ver com a música e tem a ver com o meu gosto musical, com o tipo de música que curto. Logo, a música não é ruim porque não gostei, ela apenas não caiu no meu gosto (tampouco desgosto do grupo). Eu classifiquei os lançamentos em uma escala de 1 a 5 estrelas. Essa é uma classificação bem simplista, mas comentarei alguns lançamentos, especialmente os do TOP 10, porque teve sim (com muito sangue, suor e lágrimas). Sem mais delongas, simbora :) Aqui tem algumas músicas de Reality Show, como as do BOYS PLANET. Super Charge e Over Me são icônicas e o ZB1 precisa colocar na discografia deles (se não o fizeram). Temos o vocalista da nação, TAEYA